Investimento mundial em TI deve crescer 4,1%

A Gartner acredita que os consumidores e as empresas serão afectadas pelo estado da economia global, mas prevê que os grandes projectos de TI não serão interrompidos.

O investimento global em TI deverá crescer 4,1% durante 2013, diz a Gartner numa nova previsão, segundo a qual as vendas de produtos e serviços no sector, ascenderão a 3,8 biliões de dólares. A consultora acredita que consumidores e empresas não deixarão de ser afectados pela economia global.

As reduções nos investimentos em TI do governo norte-americano e a crise económica no Chipre, por exemplo, “provocaram um sentimento de fragilidade mundial para empresas e consumidores que deve persistir”, diz o analista da Gartner, Richard Gordon. “No entanto as iniciativas estratégicas de TI vão manter-se”, ressalva.

A área de serviços de telecomunicações deve crescer 2% este ano, representando por 1,69 biliões de dólares, depois de ter caído 0,4% no ano anterior. A receita em queda da área de serviços de voz será ultrapassada pelo crescimento do consumo de serviços móveis de dados, segundo a Gartner.

O software corporativo também vai crescer no período, crescendo 6,4% em facturação para 297 mil milhões de dólares. O software de bases de dados, integração de dados e gestão de cadeia de abastecimento vão crescer mais agressivamente que a área de tecnologia para gestão de operações de TI e de sistemas operativos, diz a empresa.

O investimento em serviços de TI deverá crescer 5,5% em 2013, atingindo 918 mil milhões de dólares, enquanto que o investimento em sistemas de centros de dados deverá crescer 3,7% para 146 mil milhões de dólares.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado