Um documento da empresa admite que os clientes enfrentam uma grande complexidade ao lidarem com as licenças dos produtos do fornecedor.
Os clientes da SAP não fazem qualquer segredo ao considerarem muito complexo o licenciamento e o sistema de preços de software do fabricante. Há alguns meses o co-CEO, Jim Hagemann Snabe, fez uma promessa pública de que a situação iria melhorar. Agora um documento interno recém-criado pela SAP admite que a tarefa será bastante árdua.
O documento, classificado como “confidencial”, tem 131 páginas e indica ter sido actualizado em Janeiro. Contém um resumo detalhado das políticas de licenciamento da SAP, o qual sugere que os clientes enfrentar realmente grande complexidade, ao lidar com o fornecedor.
Por exemplo, o documento enumera cerca de 15 tipos de utilizador possíveis só para a SAP Business Suite: “Business Developer”, “Expert”, “Professional”, “Limited Professional”, “Business Information”, “Employee”, “Employee Self-Service”, “Employee Self-Service Core”,” Business Expert Upgrade”, “B2B Sales”, “Professional Upgrade”, “Limited Professional Upgrade”, “Business Information Upgrade”, e “Employee Upgrade”, de acordo com o documento.
O texto usado para as descrições também é simplesmente muito complicado e confuso para os clientes, considera o analista Frank Scavo, presidente da Strativa, empresa de consultoria em TI. O executivo citou a descrição sobre as licenças para o CRM Rapid Deployment Edition User.
Estes utilizadores estão “unicamente autorizados a (i) aceder ao SAP CRM Rapid Deployment Edition e (ii) a realizar controlos de estados de encomendas no SAP ERP através do SAP CRM”, diz o documento afirma. “O acesso a outro software SAP requer uma licença de utilizador SAP Application Business Expert, a SAP Application Professional ou SAP Application Limited Professional”.
Os direitos concedidos para um utilizador de SAP CRM Rapid Deployment Edition estão incluídos na licença de utilizador SAP Application Business Expert User existente, SAP Application Professional User e na SAP Application Limited Professional. A licença SAP CRM Rapid Deployment Edition User também inclui direitos concedidos ao abrigo do SAP Application Employee User “.
“Estes direitos não são fáceis de entender”, acrescentou Scavo. “Eu desafio qualquer potencial cliente da SAP a ler estas definições e explicar o seu significam”, reforça.
No geral, o documento sugere que ” os advogados da SAP estejam a ser pagos por número de palavras”, ironiza Scavo. Os utilizadores de software SAP têm manifestado o seu descontentamento para com as políticas de licenciamento do fornecedor.
Agregação em soluções é receita da SAP
Os resultados de um inquérito divulgado em Outubro, e realizado no grupo de utilizadores do Reino Unido e da Irlanda referem 95 % dos inquiridos considera muito complexas as políticas da SAP. O co-CEO Jim Hagemann Snabe respondeu a essas preocupações numa entrevista no mesmo mês.
“Temos agora os produtos organizados em cinco categorias,” disse Snabe, referindo-se à gama de software da SAP para cloud computing, mobilidade, base de dados HANA e outras ofertas. “Isso coloca uma situação mais complexa. O que estamos a fazer é a tentar chegar a uma abordagem baseada em soluções”.
A SAP pretende agregar vários produtos em pacotes com “um alto valor para o cliente”, e simplificar a tabela de preços. A série de Rapid Deployment Solutions, lançadas nos últimos anos, representam essa abordagem, explica Snabe.
O responsável advertiu também, no entanto, que os utilizadores não devem estar à espera de um grande anúncio sobre a simplificação do licenciamento “num futuro imediato”.
No geral, a abrangência das políticas de licenciamento da SAP sugerem que Snabe foi sensato em não estabelecer grandes expectativas – até considerando o tempo possivelmente necessário para simplificá-los. Além disso, será necessário voltar a formar equipas de comerciais assim como parceiros para o novo modelo.
Pacotes colocam responsabilidade no cliente
Os pacotes de soluções vão exigir aos clientes maior flexibilidade nas suas preferências, diz a analista da IDC, Amy Konary. “Muitas vezes, o que acontece entre os clientes é lhes ser apresentado um pacote incapaz de corresponder às suas necessidades.” Isso leva o cliente a ser potencialmente factor de complexidade, se decidir fazer mudanças no pacote”, considera Konary.
Além disso, os acordos de licença complexos podem expor os clientes a um maior risco de falharem uma auditoria da SAP sobre licenças, alerta a responsável. Embora um cliente possa ter alguns funcionários conhecedores dos detalhes do contrato, “há um grande grupo de outras pessoas em contacto com o software, e que podem inadvertidamente usá-lo sem conformidade”, disse ele.
Apesar de tudo a SAP não é único fabricante a complicar o licenciamento, de acordo com Jeff Lazarto, director da UpperEdge, empresa de outsourcing de TI e consultoria, que negoceia contratos com a SAP em nome dos clientes. Os clientes da UpperEdge geralmente acreditam que as políticas de licenciamento da Oracle são mais simples e mais transparentes.
Mas Lazarto adverte contra as comparações directas entre as empresas.