ICANN publica lista de disputas de novos nomes de domínio

Segundo a lista publicada, a PT não está envolvida em nenhuma disputa relacionada com as candidaturas aos nomes “meo” e “sapo”. Contudo a ICANN revelou a existência de 754 conflitos.

A ICANN publicou uma lista de nomes de domínio de topo genérico (gTLD) cujos proprietários, ou candidatos à propriedade a novos nomes de domínio, estarão virtualmente em disputa: isto acontece devido a semelhanças entre nomes, capazes de gerar confusão nociva entre os utilizadores da Internet. A PT candidatou-se à propriedade de dois nomes de domínio, “sapo” e “meo”, e segundo os documentos publicados não deverá estar envolvida em qualquer conflito.

A lista contém centenas de conjuntos de nomes de domínio e foi elaborada por uma equipa de revisão dos nomes da ICANN para as candidaturas apresentadas, como parte do “New gTLD Programme”. O números de candidaturas em disputa chega às 754, havendo 230 com correspondências exactas entre nomes.

O papel da referida  equipa é avaliar se um nome de domínio de togTLD proposto cria alguma probabilidade de confusão nos utilizadores, devido à semelhança com nomes já reservados, algum TLD existente, um pedido de IDN ccTLD, ou qualquer nome integrado nas candidaturas a novos gTLDs. Um conjunto contencioso é um grupo de duas ou mais candidaturas capazes de conter nomes idênticos ou visualmente semelhantes, integrantes de gTLDs.

Stephane Van Gelder , o director de estratégia da NetNames, registrar de nomes de domínio, diz que “muitos candidatos sabia que entrariam em disputas e o resultados é ter 230 candidatos envolvidos em ‘ conjuntos de contencioso de correspondência exacta ‘” entre nomes. Mesmo assim, Gelder considera uma “surpresa “ haver apenas dois conjuntos contenciosos de “correspondências não-exactas “: os nomes aplicados não são idênticos, mas suficientemente semelhantes para criar confusão.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado