EPEAT alarga sistema de classificação às impressoras e copiadoras

A organização de certificação e registo de dispositivos ecológicos apresentou um novo sistema ao qual aderiram a Canon, Dell, Epson, HP, Lexmark, Ricoh e a Xerox.

O EPEAT anunciou a expansão do seu sistema de classificação de dispositivos electrónicos, quanto ao impacto ambiental, além dos PC e monitores: agora abrange impressoras, copiadoras e outros equipamentos de imagem, como os digitalizadores. A Canon, a Dell, a Epson, a HP, a Lexmark, a Ricoh e a Xerox já aderiram às normas associadas.

Há já mais de seis anos de seis anos que as classificações EPEAT têm ajudado empresas, governos e consumidores a compararem e comprarem PC e monitores mais ecológicos e monitores, com  benefícios ambientais significativos, reivindica em, comunicado a organização.

O registo EPEAT inclui equipamentos dos referidos fabricantes e mais dois – Konica Minolta e Samsung – começaram iniciaram os seus processos de adesão. “Combinados, esses nove fabricantes  representam pelo menos 80% do mercado mundial de copiadoras, impressoras, digitalizadores e multifuncionais”, diz o comunicado. Mais dispositivos serão continuamente adicionados ao registo à medida que estejam em conformidade com os requisitos ambientais do EPEAT, espera esta organização.

Em comunicado, a Ricoh Portugal revela que a ao longo dos últimos três anos, a empresa trabalhou com o EPEAT e outros elementos para desenvolver 59 critérios ambientais cruciais para equipamentos de processamento de imagem. “Como fabricante líder de mercado em multifunções de escritório, temos uma responsabilidade acrescida, pois somos responsáveis por uma grande parte dos equipamentos colocados nas empresas. Em Portugal, temos o reconhecimento da Quercus na certificação TOPTEN, onde temos vários multifunções e impressoras com as melhores classificações ao nível do consumo energético, prova da visão e tecnologia da Ricoh”, afirma o director de marketing do fabricante em Portugal, Jorge Silva.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado