Outlook.com pode destronar Gmail e Yahoo Mail?

Para que isso aconteça, analistas acreditam que serviço da Microsoft terá de oferecer algo mais e fazer algumas actualizações.

Com a Microsoft a relançar o seu serviço de e-mail agora como Outlook.com, o Gmail e o Yahoo Mail têm novamente um rival sério.

A Microsoft planeia começar a migrar os utilizadores do Hotmail para o Outlook.com, que supostamente já tem 60 milhões de utilizadores activos desde a versão prévia que foi lançada em Julho passado. A mudança para o Hotmail está prevista ser concluída até meio do ano.

A migração não deve incomodar os utilizadores do Hotmail, já que os seus endereços de e-mail “@hotmail.com”, e-mails, password, mensagens, pastas, contactos e outros recursos irão para o Outlook.com automaticamente. Com a agregação de utilizadores do Hotmail ao Outlook.com, este serviço terá uma grande base de utilizadores.

“Por norma, ele já é um serviço de e-mail importante, porque assume o Hotmail, que permaneceu como um importante sistema de correio electrónico”, disse Rob Enderle, analista do Enderle Group. “O único problema com o e-mail, porém, é que as pessoas não mudam facilmente. Uma vez que decoram os seus endereços, não querem mudar”.

Como o Gmail é uma marca forte, os utilizadores não o irão abandonar tão cedo por outro serviço. Isso significa que o Outlook.com teria de oferecer algo mais para fazer as pessoas mudarem de e-mail. “A defesa é muito mais fácil do que o ataque, e a Google deve ser capaz de fazer isso”, disse Enderle. “A Microsoft deixou o Hotmail definhar por um longo tempo e os utilizadores cansaram-se dele. Isso tem que ser revertido, e levar as pessoas a mudar não só trará o avanço do produto como bastante marketing”.

O Yahoo Mail, que não teve apoio significativo do Yahoo ou interesse significativo do utilizador nos últimos anos, pode estar ainda mais em risco do que o resistente Gmail. “O Yahoo Mail não teve muito investimento ao longo dos anos e é o mais vulnerável”, disse Enderle. “Eu não ficaria surpreendido se o Yahoo e a Microsoft chegassem a algum tipo de acordo, como fizeram com a busca, de modo a que o Yahoo não tenha de continuar a financiar o e-mail”. O mecanismo de busca da Microsoft, o Bing, já alimenta os sites do Yahoo.

Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy, considera que o Outlook.com tem uma boa hipótese de ser um rival importante tanto para o Gmail quanto para o Yahoo Mail – se fizer algumas actualizações. “O Outlook.com não terá muito impacto sobre qualquer conta do Gmail ou Yahoo até que suporte adequadamente a sua agenda e o catálogo de endereços”, acrescentou Moorhead. “Ele precisa primeiro de tornar mais fácil a importação de todos os emails, calendário e contatos”.
(Computerworld/IDG Now!)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado