O Bing teve um crescimento de apenas 0,2%, enquanto o Yahoo caiu 0,1%. Google cresceu 0,3% em Janeiro, para 67% de todas as pesquisas online.
A Google continua a dominar no mercado das buscas, enquanto os seus concorrentes se movem lentamente pra cima e para baixo.
A empresa ficou um pouco mais à frente em Janeiro, passando de 66,7% do total de buscas em Dezembro para 67%, de acordo com a comScore. O Bing, da Microsoft, aumentou a sua fatia em 0,2%, apenas 0,1% menos do que o aumento do Google. No entanto, continua muito atrás do seu maior rival, passando de apenas 16,3% para 16,5% no mesmo período de tempo.
O Yahoo, outro “player” significativo, caiu 0,1% para 12,1%, segundo a comScore. O Ask, com 2,8% do mercado, e a AOL, com 1,7%, completam os cinco principais serviços de busca em Janeiro.
O Bing, que foi lançado em Junho de 2009, manteve-se estável com a sua quota no mercado de buscas, mas não foi capaz de reduzir significativamente o domínio do Google.
“Isso diz-se que a Google ainda não foi desafiada pela Microsoft”, aponta Dan Olds, analista do Gabriel Consulting Group. “Acontece que a busca é pegajosa. As pessoas acostumaram-se a usar o Google e ele tornou-se o seu mecanismo de busca número um. A ferramenta da empresa de Mountain View também está metida em todos os outros tipos de sites, o que lhe dá ainda mais utilizadores”.
Enquanto a Microsoft tem trabalhado para ganhar quota de mercado e “mind share” no mercado competitivo, a CEO do Yahoo, Marissa Mayer, deixou claro que o Yahoo pretende voltar ao jogo. Durante a conferência sobre os lucros do quarto trimestre, ela disse que o Yahoo investirá tempo e dinheiro para retornar ao negócio das buscas online.
(Computerworld/IDG Now!)