Recomendações importantes para ser um líder bem sucedido

Integrar pessoas aos processos é o melhor caminho para chegar a excelentes resultados.

Os CIOs mais bem sucedidos do mercado conseguem alianças fortes com os seus funcionários, pares e parceiros de negócios e criam um ecossistema que favorece o seu trabalho. Esta é a opinião dos autores do livro “The CIO Edge: Seven Leadership Skills You Need to Drive Results”, do consultor de programas executivos da Gartner, Graham Waller, e dos estudiosos da prática de liderança em TI da Korn/Ferry, George Hallenbeck e Caren Rubestrunk.

De acordo com Waller, os CIOs entendem que precisam de gerir os processos de TI e que a sua meta é a de entregar recursos e atingir as expectativas dos negócios. Sabem também que precisam de liderar pessoas para chegar a resultados. Mas poucos entendem a importância de combinar essas duas missões e trabalhá-las simultaneamente.

Os autores apontam sete capacidades essenciais para atingir as metas e conquistar o ideal de reunir os funcionários e os “stakeholders” em torno de um mesmo objetivo.

1 – Liderança acima de tudo
Os CIOs com melhor desempenho são efectivos porque têm uma clara ideia de que tudo o que eles precisam de alcançar será conquistado com as pessoas e pelas pessoas.  Eles não ficam só no discurso. Eles vivem isso. E com isso, lideram.

2 – Liderança também depende de colaboração
Um CIO de elevada performance é complexo e um pensador criativo. Mesmo assim, ele não confia apenas no seu próprio “brilhantismo” para atingir os feitos. Age colaborativamente para achar a solução que realmente seja a melhor possível.

3 – Papel de duro não ajuda
O CIO vive um paradoxo: uma das formas de ganhar mais influência é não manter o controlo de tudo e permitir-se um pouco de vulnerabilidade. Essa situação reverterá em ligações pessoais profundas, o que vai aumentar a capacidade do profissional de inspirar pessoas dentro e fora da organização.

4 – Bons resultados surgem com os relacionamentos certos
CIOs de alto desempenho gastam uma boa parte do seu tempo e energia a gerir relações dentro e fora das organizações. Eles investem em relacionamentos horizontais que formam a base para atingir resultados extraordinários.

5 – CIOs são comunicadores natos
O melhor líder de tecnologia sabe que os seus colegas o estão sempre a observar. Claro que eles tiram vantagem disso sempre, reiterando as suas mensagens centrais e valores, coerentes com a forma como agem. Com essa transparência, consistência, autenticidade e paixão demonstrada diariamente, eles têm a certeza de que as suas mensagens não apenas são entendidas, como também sentidas. Eles querem comunicar um sentimento que empurra as pessoas para as acções correctas.

6 – Liderar é inspirar
Em troca de um salário, muitas pessoas terão um desempenho somente adequado. Elas só darão o melhor se acreditarem que estão envolvidas numa missão maior do que elas próprias. Os melhores CIOs fornecem uma visão atraente para as pessoas e envolvem todos no desafio de transformar a organização na melhor do mercado. Isso só se consegue mostrando como a contribuição de cada um é significativa e tem valor.

7 – Construa pessoas, não sistemas
Todas as recomendações anteriores são sobre pessoas. Mas o sétimo fundamento do CIO é saber preparar todos para serem o próximo líder, deixando o seu legado. Assim, cada funcionário deve ser tratado como um líder potencial, para o qual todos os conhecimentos e valores devem ser transmitidos diariamente.
(CIO/IDG Now!)




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