PR dá posse a Franquelim Alves, apesar de pedido em contrário do PCP

Partido Comunista pediu a Cavaco Silva para não dar posse ao novo secretário de Estado, por ter sido administrador da SLN.

Cavaco Silva deu hoje posse ao novo secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Franquelim Alves, apesar do pedido em contrário efectuado pelo deputado Honório Novo.

“Não é aceitável que o país aceite como secretário de Estado uma pessoa profundamente ligada ao grupo SLN/BPN, com este passado e currículo que nada aconselha a sua nomeação para secretário de Estado do governo de Portugal”, disse o deputado comunista, citado pela RTP.

Franquelim Alves foi administrador da área não financeira da Sociedade Lusa de Negócios/Banco Português de Negócios (SLN/BPN) em 2008 e “admitiu irregularidades no BPN quando foi ouvido na comissão de inquérito à nacionalização do banco, no Parlamento, em 24 de Março de 2009”, segundo o semanário Sol.

Já no ano passado, quando Franquelim Alves foi nomeado gestor do programa Compete, também o Bloco de Esquerda se pronunciou contra essa nomeação por o ex-administrador da SLN ir “distribuir subsídios às empresas”.

Nessa altura, o breve currículo disponibilizado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 17/2012 não omitia a passagem pela SLN.

O site do Governo, nomeadamente do ministério da Economia e do Emprego, já foi actualizado com os nomes dos novos secretários de Estado mas ainda não constam as biografias oficiais dos mesmos.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado