Consórcio Mobicloud recebe financiamento da UE

O projecto vai obter 4,45 milhões de euros para disponibilizar uma plataforma de desenvolvimento de aplicações móveis, em cloud computing, destinadas ao segmento empresarial.

O consórcio europeu Mobicloud chegou a acordo com a União Europeia para esta disponibilizar-lhe 4,45 milhões de euros em financiamento: um dos objectivos do projecto é ajudar o desenvolvimento de aplicações móveis, numa plataforma de cloud computing.

A ajuda será canalizada através da direcção geral da Comissão Europeia para redes de comunicação conteúdo e tecnologia (DG CONNECT). O projecto MobiCloud está a ser liderado pela empresa Appear, da Suécia, e inclui a Nettropolis (Alemanha), EsperantoXL (Holanda), a Costain (Reino Unido) e a COMIT Projects (Reino Unido).

Mas outras empresas estão sendo convidados a participar. O consórcio pretende estimular a oferta de novos serviços de mobilidade baseados em cloud computing, e suportar a emergência  de um ecossistema europeu de desenvolvimento de aplicações móveis, em cloud computing.

A redução do custo e da complexidade de desenvolvimento de aplicações móveis, usando tecnologias de cloud computing é um objectivo estratégico da Comissão Europeia. Com a MobiCloud, diz o consórcio, “tornar-se-á viável para as pequenas empresas – e não apenas aos fornecedores mundiais de sistemas ERP – o desenvolvimento rápido e comercialização de extensões de mobilidade das suas aplicações de negócios”.

O projecto MobiCloud já tem quatro “implementações demonstrativas”. Tratam de diferentes aplicações industriais, envolvendo temas como o trânsito citadino, as operações ferroviárias, a gestão de pessoal temporário e a construção civil.

Com estas aplicações finais, profissionais equipados com smartphones ou tablets poderão aceder a um portefólio de serviços alojados em cloud computing. A MobiCloud diponibiliza uma plataforma que agrega dados de vários sistemas de TI empresariais.

Dependendo do contexto – como a localização, papel na empresa, conjunto de competências, e colegas do utilizador disponíveis – a aplicação exibirá diferentes serviços. E estes são concebidos para reagirem a mudanças em tempo real, tais como ordens de serviço, relatórios de falhas e alertas.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado