A norma servirá para certificar o tratamentoo dos dados recolhidos segundo uma ética estabelecida pelas organizações que o adoptarem.
A Market Research Society apresentou um logótipo representativo da conformidade de uma organização com uma norma proposta para tratamento ético de dados sobre os consumidores. O “Fair Data” é sugerido como factor para dar confiança aos mesmos e com ele pretende-se definir um novo marco para o tratamento ético dos dados.
As organizações interessadas em exibir a imagem terão de concordar em obter o consentimento explícito de clientes para a recolha dos seus dados. Têm de implantar sistemas de segurança de dados, garantir que os dados sejam utilizados apenas para os fins aos quais se destinavam, e permitir o acesso do consumidor a todos a sua informção.
Precisam de também impor os mesmos padrões a todos os parceiros capazes de aceder aos dados, na sua cadeia de abastecimento. De acordo com a MRS, actualmente os consumidores não têm controlo sobre a forma como os dados fornecidos por eles são usados, por organizações comerciais – muitas aproveitam-nos para campanhas de marketing pouco legítimas.
Qualquer organização com o logótipo compromete-se a tratar esses dados de uma “forma transparente e ética com pleno respeito aos padrões regulamentados de privacidade de dados e de segurança”, disse o MRS. Um dos primeiros desafios que a iniciativa, com objectivos internacionais, está a enfrentar é a fraca adesão. No arranque estão empresas como a GlaxoSmithKline, a PricewaterhouseCoopers, a GfK NOP, a Paddy Power.