Dificuldades dos fabricantes de BI afectam operadores

Problemas de integração de dados de rede nos sistemas de TI estão a impedir uma visão holística dos operadores sobre os clientes, de acordo com a Ovum.

A maioria das soluções de BI e análise de dados não estão a proporcionar uma visão holística expectável sobre os clientes de telecomunicações, ao longo das aplicações implantadas em silos nos sistemas dos operadores. Mas essa visibilidade é essencial para reduzir as trocas de fornecedor de serviços de comunicações diz a consultora.

Na sua mais recente avaliação sobre fornecedores de soluções de BI para empresas de telecomunicações, a Ovum conclui que a obtenção de valor baseado nas mesmas exigirá um investimento considerável: tanto por parte dos fabricantes como dos operadores. A integração de dados e a interoperacionalidade serão áreas de especial enfoque.

Apesar de terem bases de dados sofisticadas, das capacidades avançadas de análise e de fornecerem ferramentas de visualização potentes, os fabricantes ainda têm muitas dificuldades para enfrentar o grande desafio de integração de TI e dados da rede. “A questão fundamental é que o melhor caminho para uma visão integrada ainda não está claro”, explica Shagun Bali, analista da Ovum para o sector de telecomunicações.

“Apenas um punhado de fornecedores criou modelos verdadeiramente pré-construídos de departamentos, e outros acreditam que cada operador requer um certo nível de personalização, e por isso criam um modelo único de cada vez”, explica.

Apesar de tudo os operadores podem até ser bem sucedidos se tomarem medidas, segundo o analista. “Dada a possibilidade de escolha de soluções de BI e análise de dados, as empresas de telecomunicações estão na posição de invejável de conseguir encontrar uma solução bem alinhada com as suas necessidades específicas. No entanto, a diversidade da paisagem concorrencial significa que as empresas de telecomunicações devem tomar importantes decisões estratégicas sobre várias questões, no início do processo de selecção: tencionam ou não expandir as suas plataformas de BI e análise à de toda a empresa, e que nível de personalização necessitam “, explica.

Fabricantes mais bem posicionados

Embora uma visão de 360 graus sobre o cliente possa ser um sonho distante, a Ovum identifica a Oracle como o único fornecedor com elementos integrados numa única solução. A IBM é reconhecida por oferecer o portefólio de BI e análise de dados mais sofisticada.

O factor de diferenciação do SAS Institute continua a ser a sua liderança na análise avançada e disponibilização de informações, áreas cada vez mais relevante para as empresas de telecomunicações. A Tibco está a desafiar esses intervenientes principais, oferecendo uma plataforma mais fácil de usar, com uma grande variedade de gráficos sofisticados e painéis de controlo.

Esse aspecto torna mais fácil aos utilizadores não-técnicos o acesso a modelos analíticos avançados, de acordo com a Ovum.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado