“Titãs da tecnologia” estão a mudar retalho

As tecnologias de mobilidade estão na base da mudança segundo uma executiva conselheira da SAS para o sector do retalho, Lori Schafer.

A Amazon, a Apple, a eBay, a Facebook e a Google estão a investir bastante em tecnologias de mobilidade como parte da sua estratégia para ganharem vantagens competitivas. E as referidas tecnologias estão a ter um impacto relevante no cenário do retalho, de acordo com a executiva conselheira para o retalho, Lori Schafer.

A responsável é co-autora do livro Branded: How Retailers Engage Customers with Social Media and Mobility. Schafer e o outro co-autor Bernie Brennan, ex-chairman da National Retail Federation, dizer que esses “Titãs da tecnologia” estão a mudar a face do mundo retalhista.

A tendência tem incentivado outros intervenientes da distribuição a usar as tecnologias de mobilidade para evitarem ficar para trás na evolução do sector. “Cada um dos ‘titãsda tecnologia’ tem feito grandes investimentos na mobilidade, como parte de sua estratégia central, estão a ter um efeito significativo no rectalho”, afirma Lori Schafer.

“Tanto apresentando novos produtos a potenciais clientes num tablet através do Instagram, do Pinterest, ou do Google Shopping, como permitindo-lhes que paguem usando um smartphone, o futuro está no no cruzamento entre a mobilidade e a análise de dados”. O impacto acontece  quando a tecnologia de mobilidade elimina a necessidade de balcões de pagamento e saída nas grandes superfícies.

O sistema de pagamento Apple iStore pagamento permite aos clientes a digitalização de um código de barras usando a câmara do telemóvel e o pagamento através do iTunes. A eBay e a Home Depot estão a usar tecnologia de mobilidade para suportar pagamentos e a Facebook está a tornar-se mais receptiva à mobilidade.

A primeira empresa investiu perto de cinco mil milhões em tecnologia de mobilidade e a Home Depot suporta pagamentos com a “carteira móvel” da PayPal em cada balcão de saída. “Até recentemente, os ‘titãs’ tinham nichos separados”, explica Schafer.

Hoje, estão a reinventar o retalho, as comunicações, os serviços financeiros, o entretenimento, as viagens e os serviços de tecnologia. E as tecnologias de mobilidade são especialmente importantes para o seu sucesso. Este é um momento incrível de inovação tecnológica para os retalhistas “.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado