Mas nos próximos três anos deverão entrar no mercado vários novos fornecedores capazes de importunar os líderes.
O SAS Institute e a IBM estão na vanguarda de um mercado “altamente competitivo” do Big Data, diz um estudo da Forrester – The Forrester Wave: Big Data Predictive Analytics Solutions Q1 2013. Neste trabalho, a consultora avaliou dez fornecedores de soluções de análise preditiva, apontando a SAS e a IBM como tendo a presença e a estratégia mais forte no mercado.
Segundo a Forrester, os clientes finais estão a dar cada vez mais atenção para a análise preditiva de dados. Os principais objectivos passam por aumentar a rentabilidade dos seus negócios e prever os resultados através da análise de correlações e tendências em conjuntos de dados.
Com o aumento da adopção ferramentas de análise de Big Data, a Forrester espera que o mercado continue a crescer com uma série de novos intervenientes durante os próximos três anos. Assim, os desafios para os líderes de mercado deverão incrementar.
Avaliando as perspectivas do mercado actual, o SAS e a IBM ficaram bem classificados em 51 critérios. Três deles são a capacidade de disponibilizar um núcleo abrangente de funcionalidades de análise preditiva, o tamanho da sua base instalada e a força da sua arquitectura.
O SAS Institute tem cerca de três mil clientes de análise preditiva em 135 países, e a facilidade de utilização das suas ferramentas de Enterprise Miner foi elogiada. No entanto, o relatório adverte que empresa terá de defender-se de uma forte concorrência de novos fornecedores para manter a sua posição de liderança no futuro.
A IBM terá beneficiado da sua iniciativa Smarter Planet, ao abri-la a cerca de 1500 clientes nas Américas, na região da EMEA e da Ásia- Pacífico. Mas a empresa também recebeu críticas pela estratégia confusa de abordagem ao mercado, para comercializar o seu portefólio de Big Dados.
A SAP também é referida como um dos “líderes” de mercado, destacando-se a robustez da sua arquitectura e a sua estratégia de mercado identificada pela Forrester. Tem no entanto uma presença menor do mercado com 100 clientes de análise preditiva.
A plataforma HANA ajudou o fabricante a fortalecer a sua posição, embora os analistas sugiram que o fabricante deverá precisar de continuar a desenvolver soluções HANA baseadas em cloud computing para impulsionar uma adopção mais ampla.
Arquitecturas menos boas, abordagens únicas
A Tibco, a Oracle, a Statsoft e a KXEN foram identificadas como organizações de “desempenhos fortes” no mercado, com classificações menos boas para as arquitecturas das suas soluções – na avaliação da Forrester. Estes fornecedores são notáveis pela capacidade de fornecer “abordagens únicas” na análise preditiva em Big Data.
Os fornecedores de menor dimensão também foram destacados como ‘candidatos’ a um lugar no mercado de Big Data: exemplos disso são a Angoss, a Revolution Analytics, e a Salford Systems, os quais oferecem soluções com enfoque mais estreito.