Cloud computing pode mudar gestão de segurança

A Gartner considera que especialmente o armazenamento em cloud computing poderá mudar o panorama dos principais fornecedores de segurança de TI: dentro de três a cinco anos poderão não ser os mesmos.

A cloud computing, as redes sociais e o fenómeno BYOD deverá  levar  as empresas a mudar a forma como estas gerem a segurança em 2013, de acordo com a Gartner. Especialmente a adopção do armazenamento de dados em cloud computing.

Os benefícios deste tipo de alojamento são semelhantes a outras ofertas de cloud computing nos custos ou agilidade de gestão. Mas também pode levar a problemas, quanto à segurança, privacidade e acessibilidade dos dados.

Earl Perkins, vice-presidente de pesquisa do Gartner , considera  que esses aspectos deverão dar mais protagonismo aos fornecedores de segurança de TI: os quais se tornarão em intervenientes para enfrentar desafios envolvendo a cloud  computing e mobilidade.

O analista explica que a “explosão da informação” na empresa aumentou a pressão sobre os profissionais de TI e fabricantes no sentido de conseguirem fazer algo com as actuais infra-estruturas já obsoletas. Ao mesmo tempo questiona se os principais fornecedores de tecnologia de segurança serão os mesmos, em três ou cinco anos. “Provavelmente não”, diz.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado