Siscog desenvolve para transportes ferroviários da Catalunha

CREWS Duty Scheduler planeia em até dois dias o que pode demorar entre três a seis semanas de trabalho.

Leia o comunicado na íntegra:
A SISCOG, tecnológica portuguesa especializada em soluções de software para planeamento e gestão de recursos de empresas de transportes, anuncia o desenvolvimento de um protótipo do CREWS Duty Scheduler para a transportadora ferroviária Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC). O protótipo desenvolvido foi utilizado para planear os turnos de trabalho dos maquinistas da linha Barcelona – Vallès, uma amostra da realidade FGC, e aferir a sua aplicabilidade futura a toda a empresa de transportes.

O protótipo desenvolvido possibilita o planeamento automático e optimizado dos turnos dos maquinistas, de acordo com as regras laborais da FGC e utilizando dados da linha Barcelona-Vallès. Com este protótipo é possível definir um conjunto de restrições, como o número máximo de turnos por base de pessoal, ou diferentes objectivos, como minimizar as horas extraordinárias, de forma a obter-se uma combinação dos recursos humanos que satisfaça os critérios do que é uma utilização optimizada dos mesmos para a empresa. Para além disso, o protótipo do CREWS Duty Scheduler consegue planear em 24 a 48 horas o que um planeador leva actualmente 3 a 6 semanas de trabalho a planear, libertando-o deste modo para poder desenvolver estudos de diferentes cenários de operação, algo que o produto também permite.

Com duração de dois meses, o projecto culminou com um workshop de dois dias no qual foi realizada a demonstração do protótipo e apresentados os resultados obtidos. Foram ainda experimentados diferentes cenários operacionais, de modo a obter resultados semelhantes ou melhores do que os actuais e assim demonstrar as capacidades do produto e de toda a equipa da SISCOG.

“Os planeadores e a gestão da FGC ficaram bastante agradados com o protótipo que apresentámos e com os seus resultados. Estes permitiram à transportadora confirmar que não têm muita margem de manobra para melhorar a utilização dos recursos disponíveis, ou seja, estão a operar de forma o mais óptima possível com o que têm. Mas o aspecto que claramente superou as expectativas da FGC foi a rapidez na obtenção, numa questão de dias, dos planos dos turnos, em vez das várias semanas que demoram actualmente, possibilitando assim a geração de vários cenários alternativos para os planos dos turnos, algo que é hoje impossível,” afirma João Pavão Martins, CEO da SISCOG.

Face aos resultados alcançados através do protótipo do CREWS Duty Scheduler, quer ao nível do software desenvolvido, quer ao nível da interacção entre as equipas de projecto, prevê-se que um projecto completo de desenvolvimento prossiga em 2013.

O CREWS Duty Scheduler, no qual foi baseado o protótipo, é um módulo do produto da SISCOG que permite optimizar a utilização de tripulação nas actividades necessárias à operação numa empresa de transportes, através do agrupamento das tarefas em turnos de trabalho que respeitam não só as tarefas que necessitam ser executadas, e sua sequência, mas também as regras laborais em vigor e outras regras internas da empresa.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado