HP inaugura oferta “LAN-as- a-cloud”

O fabricante já convenceu a Swisscom a aderir ao modelo de negócio. Em vez de promover o maior aprovisionamento de redes, o novo programa permite que as empresas paguem apenas as portas usadas que eles usam.

A HP pretende disponibilizar às empresas a possibilidade de pagarem portas de redes LAN geridas por um parceiro, conforme são usadas. Quase como se pagassem por serviços de cloud computing, beneficiando de parcerias entre o fabricante e fornecedores de serviços de telecomunicações.

O FlexNetwork Utility Advantage Program foi concebido para permitir às empresas o pagamento de uma taxa mensal para usar  equipamentos de rede, com base no número de portas usadas, por exemplo. Até agora, as empresas tinham de fazer investimentos iniciais relevantes  ou alugar equipamentos, tais como switches, e outro hardware de rede, tendo por base determinadas expectativas de evolução do negócio.

Isso resultou no provisionamento excessivo das redes. Em média, apenas 60 por cento da capacidade de equipamentos de rede instalada numa LAN empresarial é utilizada, de acordo com Mike Banic, vice-presidente de marketing da HP Networking.

O novo programa deverá estar disponível em todo o mundo através de operadores autorizados, tanto  para as redes com fio e sem fio. O primeiro operador a aderir foi a Swisscom, que está oferecendo switches da HP por 6,5 dólares mensais, por cada porta Gigabit Ethernet, de acordo com Oliver Spring, director da linha de produtos na Swisscom.

Até agora, operador está a vender switches para redes com fio, mas o plano é lançar uma oferta para comunicações sem fio no próximo ano. Mas ainda não decidiu como vai cobrar por isso.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado