Portugal bem posicionado na banda larga europeia

75% dos lares já têm acessos de pelo menos 30Mbps.

A União Europeia quer ter todos os cidadãos com acesso a banda larga até 2020 mas, em Portugal, isso já ocorre em quase 75% dos lares, afirma a Point Topic em comunicado.

A consultora afirma que Portugal é “líder” na cobertura de banda larga super-rápida, enquanto a Europa está a “meio caminho” dessa ambição. Pela combinação das redes existentes de cabo e fibra, o país ocupa a quinta posição no estudo, “ultrapassado apenas por países que são mais ricos ou têm densidades populacionais mais elevada ou ambas”.

O estudo “Broadband Coverage in Europe in 2011”, efectuado para o comissariado europeu (DG Connect) responsável pela Agenda Digital, revela que “100% pas casas em Portugal pode agora ter banda larga básica”, ou seja, serviços com pelo menos 144kbps (kilobits per second).

Os acessos de mais débito encontram-se em Lisboa e Porto, regiões circundantes e Algarve. Litoral continental, Madeira e Açores têm uma cobertura entre 65% e 95%, enquanto o resto das regiões está entre 35% e 65% de cobertura. Algumas regiões no norte e leste do país têm uma cobertura abaixo de 35%, incluindo duas que não têm qualquer cobertura, diz a Point Topic.

A consultora salienta ainda que os operadores competem para fornecer redes mais rápidas às zonas ricas e mais povoadas. Com este estudo, Tim Johnson, analista responsável pelo estudo na Point Topic, espera “dar aos decisores politicos alguma da informação de que eles necessitam para começarem a resolver esse problema”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado