Vírus rouba dados secretos de novo foguetão japonês

Computador infectado pode ter acedido a dados confidenciais sobre foguetão de longo alcance Epsilon, diz a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

A agência espacial japonesa revelou que informações confidenciais do projecto para um novo foguetão de longo alcance podem ter sido roubadas por um vírus de computador.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) disse ter encontrado evidências de que um único computador de um funcionário foi infectado por um vírus que recolheu informações e as transmitiu para o exterior. A agência disse ainda que não sabe quais informações foram enviadas, mas que o computador em questão continha especificações e dados de operação do seu programa de foguetões Epsilon, bem como diversos projectos relacionados.

Está a decorrer uma investigação sobre quais as informações divulgadas, bem como se outros computadores também foram infectados.

A JAXA disse que detectou o vírus no computador a 21 de Novembro e imediatamente desligou a máquina da rede. A agência afirmou que realizou investigações adicionais e descobriu na quarta-feira passada que as informações teriam saído das suas instalações.

O Epsilon é um foguetão de três andares com poder suficiente para colocar cargas pesadas de até 1200kg na órbita baixa da Terra e pode ser usado para fins militares. O projecto foi desenvolvido para ser uma versão com menor custo e com a tecnologia mais avançada de foguetões japoneses já existentes.

Ele é único, quer pela sua constituição física como pelo inovador sistema de lançamento, que tem como objectivo permitir verificações de sistemas remotos e lançamentos de um computador portátil ligado remotamente à Internet.
(IDG News Service/IDG Now!)


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado