Ericsson recorda duas décadas desde lançamento de serviço de mensagens curtas. Em Portugal, no terceiro trimestre de 2012, enviaram-se 7,1 mil milhões de SMS (média de 11 mensagens por utilizador) mas tráfego tem abrandado nos últimos meses.
Leia o comunicado na íntegra:
O SMS comemora agora 20 anos de idade. A primeira mensagem de texto foi enviada a 3 de Dezembro de 1992, no Reino Unido, e a Ericsson deu um contributo fundamental para este padrão. Os sistemas de cobrança para telemóvel pré-pago ajudaram a impulsionar as telecomunicações móveis e o SMS, alguns anos mais tarde. Em 2011, foram enviados quase 10 biliões de mensagens de texto, e a tecnologia pode agora mudar vidas e melhorar a segurança.
A ideia que esteve na origem do SMS remonta a 1988, quando a European Telecommunications Standards Initiative (ETSI) a introduziu no primeiro padrão digital pan-europeu, na altura denominado GSM. A Ericsson foi um dos intervenientes chave que contribuíram para a criação deste padrão, e o foco centrou-se no desenvolvimento de um sistema e de uma rede altamente robustos e fiáveis.
Inicialmente, a principal intenção por detrás do SMS era enviar mensagens de texto aos consumidores, com a notificação de que tinham mensagens de correio de voz. Até então, os subscritores tinham de telefonar para o centro de correio de voz para dispor dessa informação.
A 3 de Dezembro de 1992, foi enviada a primeira mensagem de texto de uma pessoa para outra, a desejar “Feliz Natal”. E embora o serviço tenha sido desenvolvido para serem trocadas mensagens de texto entre pessoas, não se verificou uma adesão muito significativa. Em 1995, por exemplo, o utilizador médio enviava apenas 0,4 mensagens de texto por mês.
Foi apenas quando se desenvolveu e começou a adoptar o modelo de negócio pré-pago que as comunicações móveis e o serviço de SMS começaram a crescer. A Ericsson foi uma das primeiras a possibilitar a cobrança em tempo real para SMS, tornando-se um serviço de mercado de massas. Este facto teve grande importância, na medida em que ajudou os consumidores a controlarem os seus gastos, e as operadoras a garantirem o pagamento pelo serviço.
Os utilizadores mais frequentes eram utilizadores do serviço pré-pago, de segmentos de baixo rendimento e em mercados emergentes.
O pré-pago constitui o modelo de negócio que maximizou o potencial das comunicações móveis em se tornarem um produto de massas. Qualquer pessoa que tivesse acesso a um telemóvel podia manter-se conectada, enviando mensagens de texto ou realizando chamadas, tudo isto a preços acessíveis.
Actualmente, a cobrança em tempo-real abre muitas novas possibilidades. Permite aos consumidores utilizarem uma grande variedade de serviços e terem controlo dos seus gastos. Estes sabem quanto tráfego lhes resta no seu pacote de banda larga móvel, o que lhes permite pagar aplicações, bilhetes de autocarros, entre outros. O SMS e a cobrança em tempo-real podem mudar e salvar vidas.
Passaram muitos anos até a indústria compreender o potencial do SMS. Mas, hoje em dia, os consumidores enviam cerca de 10 biliões de mensagens de texto por ano, em redes globais.
E o SMS continua a ser uma das ferramentas favoritas entre os jovens. De acordo com um relatório Ericsson ConsumerLab de 2012, as mensagens escritas são a ferramenta favorita dos adolescentes em situações em que não é possível encontrarem-se pessoalmente.
Factos e números:
– A 3 de Dezembro de 1992, foi enviada a primeira mensagem de texto, a desejar “Feliz Natal”.
– Em 1995, o utilizador médio enviava apenas 0,4 mensagens de texto por mês
– Mais tarde, foi introduzido a cobrança em tempo real para SMS, tornando possível disponibilizar o serviço de SMS aos subscritores em regime pré-pago.
– Em Dezembro de 1998, havia cerca de 45 mil utilizadores do serviço pré-pago.
– Surgiram ferramentas de escrita inteligente, como o T9.
– Em 2000, foram enviadas 17 mil milhões de mensagens de texto.
– Por volta de 2001, novas funcionalidades começaram a impulsionar o mercado. Os telemóveis passaram a ter melhores ecrãs e baterias. Passaram, também, a incluir calculadoras, despertadores, internet móvel, câmaras, MMS, entre outras funcionalidades.
– Em 2002, foram enviadas 352 mil milhões de mensagens de texto, de acordo com a Informa Telecoms & Media.
– O serviço de SMS era usado principalmente por jovens, especialmente do sexo feminino.
– Em 2004, foram enviadas 918 mil milhões de mensagens de texto, de acordo com a Informa Telecoms & Media.
– Os impulsionadores da utilização do SMS entre os jovens eram o sentido de pertença, o controlo e o imediatismo. O custo constituía a principal barreira.
– Os telemóveis começaram a ter media players e a qualidade de todas as funcionalidades melhorou, em geral. Os toques tornaram-se populares, por permitirem personalizar os telemóveis.
– Os jovens assumiram novos comportamentos de comunicação, coordenando as suas vidas quotidianas, cimentando relações entre pares e cultivando um sentido de pertença.
– Depois de 2007, começou a fazer-se download de aplicações a partir dos telemóveis.
– Começaram a ser enviados SMS com lembretes para os utilizadores irem, por exemplo, ao dentista ou ao cabeleireiro, ou para levantarem bilhetes ou cartões de embarque.
– Em 2008, havia 2,8 mil milhões de utilizadores pré-pagos e foram enviadas 4,8 biliões de mensagens de texto.
– Actualmente, a Ericsson ultrapassou a marca dos 2 mil milhões de subscrições, a nível global, servidos pelas suas soluções de cobrança e facturação, e o SMS continua a ser o serviço mais utilizado depois da voz.
SMS em Portugal
Segundo a Anacom, no terceiro trimestre deste ano “foram enviadas cerca de 7,1 mil milhões de mensagens escritas (+0,7 por cento face ao último trimestre e +5,4 por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior).
Ao longo do tempo, tem-se observado no tráfego de mensagens escritas do serviço móvel uma tendência crescente, a qual tem sofrido um abrandamento nos últimos trimestres. O valor correspondente ao período em análise encontra-se dentro do intervalo de previsão resultante da tendência histórica e do efeito sazonal estimado. Habitualmente, no 3.º trimestre, ocorre um aumento do número de mensagens enviadas”.
Em termos de “evolução do tráfego de mensagens” e “ao longo do tempo, o tráfego de mensagens escritas do serviço móvel tem observado uma tendência crescente apresentando nos últimos trimestres um abrandamento”.
Ainda segundo a entidade reguladora, “o número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador deste serviço foi de 322 (299 no 3T2011), o que representa uma média de cerca de 11 mensagens por dia”, sendo ainda “de referir que o número de mensagens de valor acrescentado foi 23,4 milhões, valor que corresponde a 0,3 por cento do total de mensagens enviadas”.
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