Forças capazes de moldar as TI em 2013

Prestes a terminar o ano de 2012, a IDC projecta as principais tendências tecnológicas que irão moldar a evolução do mercado durante os próximos 12 meses: a adopção de dispositivos móveis, de cloud computing e Big Data.

Entre as mais importantes tendências de TI para 2013, sugeridas pela IDC, algumas não são inteiramente desconhecidas: mobilidade, cloud computing, Big Data e redes sociais. Mas o novo ano deverá trazer uma nova urgência para as empresas.  Envolve a procura de fornecedores que proporcionem a possibilidade de ir além das operação quotidianas, e fornecer produtos e serviços realmente competitivos – diz a consultora na sua previsão anual.

Neste cenário, a IDC observa que os gastos com TI em todo o mundo durante 2013 serãp superiores a 2 100 milhões de dólares, mais 5,7% do que em 2012. O principal motor desse crescimento será a mobilidade.

As vendas de dispositivos móveis inteligentes, como smartphones e tablets deverão crescer 20% e gerar 20% de todas as vendas de TI. Excluindo dispositivos móveis inteligentes, o crescimento da indústria de TI será de apenas 2,9%, estima a consultora. O aumento das iniciativas levará os dispositivos móveis a suplantarem o PC como modo de acesso predilecto à Internet.

O número de pessoas que acedem à rede através de computadores deverá cair 15 milhões, ao longo dos próximos quatro anos. Mas o número de utilizadores de dispositivos móveis deverá aumentar 91 milhões. Em 2015, os consumidores americanos com acesso à Internet através de dispositivos móveis deverá superar o número de pessoas que usam computadores para aceder à Internet, prevê a IDC.

Outro motor de crescimento serão os mercados emergentes, onde os gastos de TI deverão crescer perto de 8,8% para mais de 730 mil milhões – ou 34% de todos os gastos mundiais de TI. A taxa de crescimento em mercados emergentes é o dobro daquela dos países desenvolvidos, segundo a IDC.

Outras previsões da IDC para 2013:

– Mini tablet: o mercado de tablets vai crescer pelo menos 42% para mais de 170 milhões de unidades vendidas em 2013. Os tablets míni, com ecrãs de menos de oito polegadas, vão representar até 60% das unidades vendidas, um aumento significativo em comparação com a quota de 2012: 33% ocorreram em 2012.

– Racionalização da plataforma móvel: se uma plataforma móvel não consegue captar pelo menos 50% dos programadores de aplicações, a sua morte é iminente. Entre as plataformas vulneráveis incluem-se a da Microsoft, que tem atraído cerca de 33% dos programadores, e a da  RIM, 9% dos programadores.

– Aumento da utilização de SaaS: a IDC prevê o investimento de cerca de 25 mil milhões de euros em aquisições de SaaS nos próximos 20 meses, em comparação com os 17 mil milhões registados nos últimos 20 meses.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado