A implantação de uma plataforma de gestão de conteúdos, na Sociedad Estatal Loterias y Apuestas del Estado, teve de suportar a disponibilização de serviços e informação, com uma lógica de negócio muito forte.
A integração com as aplicções de negócio foi o maior desafio do projecto de gestão de conteúdos, ainda a decorrer na Sociedad Estatal Loterias y Apuestas del Estado (SELAE) – organismo espanhol responsável pelos jogos e apostas em Espanha. O projecto liderado pela Vilt começou no início de 2012, revela o gestor do mesmo na SELAE, José Sancho.
Na fase da migração, para garantir a integração da plataforma da Opentext, web 8.1, com os sistemas existentes houve necessidade de desenvolver uma camada de software – tarefa realizada pela Vilt. Os conteúdos e serviços disponibilizados no site transaccional da SELAE não são “conteúdos puros”. Têm por detrás uma lógica de negócio crucial, estando associados a apostas , pagamentos , resultados e prémios.
Além disso, alimentam e são alimentados por fontes de negócios muito diversas, explicou. Foi preciso analisar cada detalhe tendo em conta imperativos de integração, simplificação e supressão de duplicação de dados.
A infra-estrutura de hardware também teve de ser modificada. De oito servidores a suportar o front-end a organização passou a usar quatro, recorrendo a tecnologias de virtualização.
Em Março de 2012, o site estava com uma afluência de cerca de quatro milhões de visitantes por mês. E nos próximos dois anos, José Sancho prevê a duplicação dessa taxa. Com a infra-estrutura anterior a organização já enfrentava problemas de expansão.
O responsável destaca a vantagem do modelo de licenciamento da plataforma considerar a realidade da virtualização e a plataforma ser paga por CPU virtual. Outro dos objectivos do projecto era assegurar a disponibilização de uma plataforma de gestão de conteúdos para múltiplos canais baseados no site.
Assim a solução deverá simplificar a criação e publicação de conteúdos no site oficial, em seis idiomas e para três canais de distribuição: Web, TV e dispositivos de mobilidade.Agora o responsável espera que a plataforma permita evoluir o site para uma maior personalização da oferta e segmentação, capaz de melhorar as campanhas de marketing. Outras evoluções incluirão a incorporação das plataforma de rede social da Open Text.
Além das necessidadese e requisitos, o projecto tem por objectivo responder a vários outros, entre quais:
– garantir o acesso ao site a pessoas com incapacidades diversas;
– proporcionar ferramentas de gestão de conteúdos simplificadas para utilizadores da parte do negócio;
– aumentar as vendas;
– atenuar custos de desenvolvimento;
– suportar integração com redes sociais;
– disponibilizar um fluxo de trabalho normalizado para a publicação e edição de conteúdos;
– proporcionar uma maior segmentação de clientes;
– fornecer capacidades de análise sobre a plataforma web;
– personalização da experiência na internet.