Lexmark mostra argumentos na gestão documental

Numa altura em que o investimento escapa do mercado do consumo de impressão os fabricantes centram-se no sector empresarial. Em Madrid a empresa de Lexington mostrou os primeiros resultados da aquisição da Brainware.

Em Agosto a Lexmark anunciou a compra da Brainware, e esta semana apresentou em Madrid os primeiros resultados desta aquisição. Além de um novo portefólio de máquinas de impressão – mais de 60 – a empresa revelou o reforço da sua aposta na gestão documental.

Como explicou Carsten Herfurth, líder de marketing de produtos da empresa, esta não tenciona concorrer com empresas como a Documentum. Mas quer satisfazer as necessidades das empresas na automatização dos processos de captação de informação, digitalização de documentos.

O software da Brainware não só extrai informação, como também verifica-a confrontando-a com informação já recolhida anteriormente, por exemplo. A tendência é para as pessoas imprimirem cada vez menos em casa, com o advento dos dispositivos móveis e das redes de partilha de conteúdos.

Portanto os gastos em consumíveis tendem a cair. Os fabricantes procuram reagir: a Lexmark, por exemplo, fechou em Agosto a sua operação de impressoras jacto de tinta eliminando um factor de perdas, e aumentou o preço dos tinteiros, para obter mais receitas. Está agora focada na impressão a laser.

De acordo com o analista da IDC, Keith Kmetz, há numerosas razões para o aumento dos preços dos tinteiros. A fraqueza da economia mundial, as preocupações ambientais e a emergência de alternativas ao suporte  em papel , como os samrtphones e os tablets.

Todos estes factores têm contribuído para a queda no número de páginas impressas.  Tal como outros agentes no mercado, a Lexmark está empenhada em fornecer maior valor acrescentado no sector empresarial.

Assim, a Lexmark baseia-se em dados da Gartner, segundo os quais 80% dos dados das empresas não estão estruturados, para justificar a sua aposta na gestão documental. Mais, segundo a consultora perto de 90% da informação nas empresas não está gerida, e o fabricante pretende suportar a resolução dessa necessidade.

Ainda de acordo com a visão do fabricante, a transposição de dados para o universo, a partir de suportes de papel (por exemplo), permanece difícil. A Lexmark pretende mudar esta situação.

A solução de software Intelligent Capture é uma das peças fundamentais desta estratégia. É instalada num servidor onde estão “virtualizadas” as máquinas impressoras.

Carsten Herfurth diz que todos os multifuncionais da Lexmark com ecrã de interacção por tacto suportam a solução. Segundo o responsável, o modelo adoptado facilita a gestão da solução e aumenta as capacidades de suporte a máquinas, porque o software não precisa de ser instalado nos multifuncionais.

É uma das partes do processo de gestão dos documentos garantidas pela Lexmark. A outra será a impressão da informação, quando necessária depois de os documentos serem digitalizados e classificados.

As máquinas multifuncionais farão a captação, reconhecimento e conversão da informação em suporte de papel, para um suporte digital. Os documentos são depois enviados para o servidor, onde está instalado o software da Brainware.

Este fica responsável pela integração da informação em base de dados, e aplicações de negócio, depois extraídos, classificados e verificados. De acordo com o fabricante, a solução confirma a consistência da informação (por exemplo preços de artigos) comparando com informação introduzida anteriormente – é mesmo capaz de fazer alertas quando detecta erros.

Segundo o novo director de marketing e de canal da Lexmark para o mercado ibérico, José Antonio Blanco, o software da Brainware é disponibilizado por integradores existentes no mercado. Mas adianta que existem já em Portugal 12 a 15 parceiros de canal já formados para disponibilizar e dar suporte à solução.

A evolução das soluções Brainware será gerida pela Perceptive Software, empresa mantida pela Lexmark para o desenvolvimento e fornecimento do seu software. Além da referida solução, e para fazer face às tendências de mobilidade a Lexmark apresentou a solução Mobile Capture.

Integrada em determinados processos de negócio e instalada num dispositivo móvel cliente, permite captar informação (por exemplo, um imagem associada outros dados) e disponibilizá-la onde é necessária, mesmo numa plataforma Web.

Equipamentos renovados

Na renovação realizada no seu portefólio, a Lexmark acrescentou várias funcionalidades e melhorias aos seus multifuncionais:
– possibilidade de impressão sem a necessidade de gestão a partir de um PC;
– a impressão automatizada e programada a partir da Internet;
– a impressão for do ambiente de escritório;
– reforço da robustez de componentes;
– concepção mais modular dos componentes para reduzir custos de fabrico e impacto ambiental.

Aplicações de diferenciação

Carsten Herfurth referiu ainda o reforço do portefólio de aplicações de software disponibilizadas pela Lexmark que podem equipar os seus multifuncionais. O canal de parceiros poderá aproveitá-las tanto para diferenciar as suas propostas ao cliente, como para satisfazer específicas dos mesmos.




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