Pedidos de computadores com Windows 8 fracos

As vendas nas empresas asiáticas que montam PCs para a HP, Dell e outras marcas mostram expectativas mais baixas para o Windows 8.

Os vendedores de computadores estão a reduzir as suas expectativas para as vendas do Windows 8 este ano, disse um analista hoje.

Brian White, da Topeka Capital Markets, disse que a sua validação com fabricantes de computadores asiáticos – empresas relativamente desconhecidas que constroem computadores desktop e notebook com as especificações emitidas por empresas como a Hewlett-Packard e a Dell – detectou que as ordens no mês passado subiram menos de metade da média dos últimos sete anos.

“Com todos os números das vendas para o nosso ODM Barometer, as vendas de Outubro cresceram 2% mês-a-mês e abaixo do desempenho médio de até 5% nos últimos sete anos”, disse White numa nota aos clientes no início deNovembro. “Isto é mais fraco do que a nossa estimativa preliminar de até 5% mês-a-mês em Outubro e denota os desafios contínuos no mercado dos PC”.

O ODM Barometer – o ODM é de “original device manufacturer” – é uma métrica de vendas das fabricantes asiáticas que montam os PCs para os vendedores de computadores de marca. Ele não mostra as vendas dos PCs para os compradores, mas aponta para as ordens de encomendas que aquelas marcas de computadores têm colocado.

O ODM Barometer para Outubro também caiu na comparação ano-a-ano, repetindo uma queda menos substancial em Setembro, disse White.

“O ciclo de vendas desacelerou ainda mais para território negativo, caindo abaixo dos 13% ano-a-ano em Outubro, depois dos 9% em Setembro”, escreveu. “Esta quebra é incomum, uma vez que os PCs com Windows 8 e os novos Ultrabook estão a aumentar”.

Os vendedores de PCs esperavam que o lançamento do Windows 8 pudesse arrancar com as vendas, que primeiro estabilizaram mas depois caíram em face da economia e da concorrência acirrada de smartphones e tablets pelos dólares dos clientes.

Parece que os vendedores de computadores esperavam mais do Windows 8 no início deste ano, mas, desde então, estão a repensar, disse White. “As vendas [pelos ODM] em Outubro vão ser claramente ajudadas pelo lançamento do Windows 8, [mas vão ser] muito mais baixas do que os fabricantes de computadores originalmente esperavam há alguns meses atrás”.

A sua conclusão é que “a fraqueza macro[económica] está a pesar na procura dos PC e da quantidade de novos tablets está a gerar mais conservadorismo por parte dos fabricantes de PCs”, refere White.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado