O regulador de comércio britânico, o Office of Fair Trading, vai desenvolver um estudo sobre a forma como os retalhistas online estão a personalizar preços com o uso de dados e software. Os fornecedores de tecnologia vão ser questionados.
O Office of Fair Trading (OFT), o regulador britânico de comércio, encetou uma investigação sobre a maneira como os retalhistas usam dados para oferecer preços personalizados aos seus clientes individuais. O organismo considera mesmo usar os seus poderes para tomar medidas contra tais actividades. E pretende inquirir os fornecedores de software de suporte às mesmas.
Algumas empresas estão a monitorizar o comportamento online dos consumidores, a recolher e a registar informações sobre os hábitos de compra dos compradores individuais. Registam os sites visitados, e as páginas dos artigos e os serviços visualizados, assim como o tipo de dispositivo ou browser usados.
O estudo, o OFT vai tentar perceber como os retalhistas usam essa informação, e se inclusive alteram os preços oferecidos aos compradores individuais com base nela. É interessado em estabelecer se os varejistas online estão agindo fora da lei com tais práticas.
“A inovação online é um importante motor do crescimento económico. O nosso apelo para obter informação faz parte do nosso compromisso em desenvolver a confiança nas compras on-line para os consumidores possam estar seguros de que as empresas os tratam de forma justa”, disse Clive Maxwell, director-executivo do OFT.
“Sabemos que as empresas usam informações sobre os consumidores individuais para fins de marketing. Isto tem potenciais benefícios importantes para os consumidores e empresas. Mas a formas como os dados são recolhidos e usados está a evoluir rapidamente”.
Para o responsável é importante o OFT “perceber que os compradores têm controlo sobre o seu perfil e se as empresas estão a usar os perfis dos compradores para cobrar preços diferentes, por produtos ou serviços”. “Este pedido de informação ajudará a perceber melhor essas práticas e decidir se é uma questão sobre a qual a OFT tem de desenvolver alguma acção”.
O OFT estará pedir informações durante os próximos seis meses e está interessado em ouvir os fornecedores de software, retalhistas online. Também deverá consultar a Federal Trade Commission dos EUA. Os da investigação deverão ser publicados durante a Primavera de 2013.