Nokia estreia Here, serviço de localização multi-plataforma

Empresa tem como alvo equipamentos e plataformas concorrentes.

A Nokia planeia uma ambiciosa expansão doa sua plataforma de serviços de mapas e localização para lá dos seus próprios smartphones, incluindo dispositivos concorrentes com outros sistemas operativos além do Windows Phone 8, disse a empresa esta terça-feira.

A decisão está a ser tomada após a aquisição pela Nokia da Earthmine, um fornecedor na Califórnia de imagens 3D ao nível da rua, e coloca a Nokia a disputar um mercado a empresas como a Google, a Apple e outras de mapeamento dedicado como a TomTom.

“Queremos dar a todos com qualquer tipo de equipamento a capacidade de usar a melhor plataforma de localização na indústria”, disse Stephen Elop, CEO da Nokia, falando num evento em São Francisco.

A Nokia vai usar a marca “Here” em toda a sua plataforma de localização.

A empresa espera que, ao expandir a sua plataforma para lá dos seus próprios equipamentos, possa beneficiar da maior escala do serviço e, por sua vez, tornar melhor o seu próprio serviço.

A Nokia já deu alguns passos no sentido de abrir a sua base de dados de mapas. Ela tem trabalhado com fabricantes de sistema de navegação automóvel e outras empresas de TI, incluindo a Amazon e a Oracle, para licenciar os seus mapas, disse Elop. “Vamos fazer muito, muito mais do que isso” disse.

 

Em comunicado, a empresa revelou mais algumas novidades sobre os seus novos lançamentos:

“Com o objetivo de expandir, ainda mais, os seus serviços de localização, a Nokia vai lançar, sob a marca Here, uma aplicação de mapas para a plataforma iOS. Baseada em HTML5, incluirá funcionalidades offline, navegação pedestre guiada por voz e indicações sobre transportes públicos. Esta aplicação estará disponível para download gratuito na App Store da Apple dentro das próximas semanas.

 

A Nokia anunciou, entretanto, uma parceria estratégica com a Mozilla, com o intuito de disponibilizar experiências de localização através do Firefox OS. Desta forma, será disponibilizada, no decurso do próximo ano, uma versão Web móvel dos mapas HERE para os utilizadores do Firefox OS. As duas empresas estão a colaborar no sentido de proporcionar a melhor experiência de mapas para o Firefox OS.

 

A Nokia mostrou, ainda, uma aplicação baseada no sistema operativo Android e anunciou a disponibilização do Here SDK para OEMs Android a partir do início de 2013. Este passo permitirá, aos parceiros, a criação de aplicações baseadas em localização para Android, integrando os conteúdos de mapas da Nokia.

 

A Nokia lançou, igualmente, a tecnologia LiveSight, que, recorrendo a um mapa 3D de alta precisão, disponibiliza a mais precisa e intuitiva experiência de realidade aumentada, utilizando a câmara e o ecrã dos smartphones para tornar mais fácil a descoberta de todos os pontos de interesse em redor do utilizador. A aplicação Nokia City Lens, desenvolvida para smartphones Nokia Lumia, é a primeira a proporcionar uma experiência de realidade aumentada recorrendo à tecnologia LiveSight”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado