Apple em mudanças nos quadros

O supervisor da evolução do iOS, Scott Forstall, vai manter-se na empresa mas como conselheiro do CEO, Tim Cook, em 2013.

Dois dos principais executivos da Apple vão sair da empresa: Scott Forstall, supervisor da plataforma iOS, vai deixar o fabricante  no próximo ano, e John Browett, vice-presidente sénior para os assuntos de retalho, vai sair ainda mais cedo, revelou a empresa na última segunda-feira.

Forstall tem desempenhado um papel importante como vice-presidente sénior para o software iOS e tem sido uma figura de alto perfil da empresa. Muitas vezes dividiu o palco com o falecido Steve Jobs e outros executivos de lançamentos de produtos de mobilidade. Antes da sua partida, no próximo ano, vai servir como  conselheiro do CEO da empresa, Tim Cook.

Craig Federighi, vice-presidente sénior de engenharia de software dos Mac, agora vai liderar o desenvolvimento em torno tanto do iOS e como do OS X. A Apple disse que a mudança vai “tornar mais fácil para disponibilizar a melhor tecnologia e inovações em experiência de utilizador para ambas as plataformas”.

Para o cargo de John Browett, a procura de um novo executivo já está em curso, disse a Apple.As partidas de Forstall e Browett foram anunciadas como parte de uma ampla reorganização nos mais altos níveis de gestão da Apple.

A empresa espera que as mudanças incentivem mais a colaboração entre o seu hardware, software e equipas de serviços. Além Federighi, três outros altos executivos vão assumir mais responsabilidades. O guru do design, Jony Ive, vai liderar o desenho de interfaces em toda a empresa, permanecendo chefe de design industrial. Eddy Cue, vice-presidente sénior de software e serviços de Internet, irá acumular a responsabilidade sobre os sistemas de mapas e de interface de voz Siri.

Bob Mansfield, há muito tempo chefe de fabrico, anunciou sua reforma em Junho mas decidiu recuar em Agosto. Vai liderar um novo grupo chamado “Technologies” o qual abrangerá todas as equipas de tecnologias sem fio da Apple, assim como os recursos humanos  focados no sector dos semicondutores.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado