Câmara Municipal de Abrantes investe em armazenamento

O projecto representa um investimento de 75 mil euros, incluindo soluções de armazenamento EMC. Visa não só o aumento de capacidade, mas também implantar o suporte para novos projectos, e economizar espaço físico.

Desde Março do corrente ano, a Câmara Municipal de Abrantes está a implantar uma nova solução de armazenamento de informação, num projecto onde investirá 75 mil euros. O objectivo é dotar o município de maior capacidade de armazenamento e de tecnologia associada para a implantação de novos projectos, diz um comunicado da EMC: as soluções tecnológicas serão fornecidas por este fabricante, com o apoio dos parceiros PAMAFE e Dataidentity.

Outro dos propósitos da edilidade é como responder à necessidade de redução do espaço ocupado com informação. Para responder aos desafios colocados, foram instalados dois conjuntos de armazenamento, o respetivo software e switches de Fibre Channel, de 8Gb para SAN, baseados nos equipamentos VNX 5300.

Adicionalmente, os equipamentos  incluem funcionalidades avançadas de software “através do Total Efficiency Pack capazes de permitir uma replicação local e remota com total garantia de consistência de dados”, explica o comunicado.

Com este projeto, e de acordo com o comunicado, “o Município de Abrantes ficou dotado de um conjunto de aspectos inovadores, como um site remoto, que serve de Disastery Recover, existindo uma réplica da solução principal onde são efectuadas sincronizações (síncronas e assíncronas), um único painel a partir do qual é possível gerir praticamente tudo no que diz respeito aos equipamentos, e escalabilidade da capacidade de armazenamento. Além disso, a autarquia passou a poder disponibilizar ferramentas específicas aos utilizadores, permitindo-lhes uma maior autossuficiência na recuperação de ficheiros, segundo o fabricante.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado