Mulheres utilizam mais “emoticons” em SMS, homens mais sorrisos, segundo um estudo que descobriu ainda que os homens usam uma variedade mais ampla dessas figuras, também conhecidas por “smileys”.
Investigadores da Rice University descobriram que as mulheres são duas vezes mais propensas a usar “emoticons”, aqueles rostos sorridentes utilizados para pontuar SMSs e e-mails na tentativa de ajudar a transmitir emoções. O estudo, financiado pela National Science Foundation e projectado para obter uma melhor compreensão sobre como os seres humanos comunicam por meio da tecnologia, foi baseado em 124 mil mensagens de texto de homens e mulheres utilizadores do iPhone durante seis meses. Os participantes não souberam sobre o que era o estudo.
A universidade verificou que 100% dos participantes do estudo utilizaram “emoticons” nas suas mensagens, embora apenas em 4% do total dessas mensagens.
“Enviar mensagens de texto não parece exigir tanto contexto socio-emocional como outros meios de comunicação não-verbais”, disse Philip Kortum, professor assistente de psicologia na Rice e um dos autores do estudo, em comunicado. “Pode ser devido à simplicidade e comunicação mais breve, que remove algumas das pressões que são inerentes a outros tipos de comunicação virtual, como e-mail ou blogues”.
O estudo, conduzido na Rice e na Georgia Tech, confirmou outros anteriores de que as mulheres utilizam os “emoticons” mais frequentemente do que os homens, mas descobriu que estes usam uma variedade mais ampla de “emoticons”. Entre todos os participantes, “feliz”, “triste” e ‘”muito feliz” foram os mais populares entre 74 “emoticons” diferentes usados.
(Network World/IDG Now!)