itSMF Portugal é Organismo de Normalização para as TIC

A Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação (itSMF Portugal) assume as responsabilidades mediante um protocolo assinado com o Instituto Português da Qualidade (IPQ).

A itSMF Portugal e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), enquanto Organismo Nacional de Normalização (ONN) assinaram esta quarta-feira um protocolo: a segunda entidade reconhece a qualificação da itSMF Portugal como Organismo de Normalização Sectorial (ONS) para o sector das Tecnologias  de Informação e Comunicação.
A itSMF Portugal, enquanto novo ONS para as TIC, passa a assumir responsabilidades de normalização no domínio das TIC, no âmbito do sistema português da qualidade. A sua acção abrange áreas como a segurança dos sistemas de informação, a engenharia de software e de sistemas de informação, os meios electrónicos de pagamento, entre outros. “Passa, assim, a ser responsável pela coordenação, desenvolvimento de estratégias relativas ao plano de actividades e dinamização da actividade normativa das respectivas Comissões Técnicas”, diz um comunicado da associação.
A itSMF Portugal propõe-se dinamizar as actuais comissões técnicas e propor a criação de novas, tais como na área da gestão de serviços de tecnologias de informação. O objectivo será divulgar as boas práticas e normas internacionais e garantir que novas metodologias e normas de facto sejam desenvolvidas e adaptadas à realidade portuguesa.
Para Carlos Lourenço, presidente da itSMF Portugal, “no cumprimento dos princípios da normalização, voluntariedade, representatividade, paridade, consenso, transparência e simplificação, queremos colaborar com todos os agentes que operam na área das TIC para o desenvolvimento sustentado do pais, divulgando e estimulando a adopção de princípios de normalização”.




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