Virginia Rometty acumula cargos na IBM

Além de directora executiva a responsável será presidente do conselho de administração substituindo Sam Palmisano.

O conselho de administração da IBM elegeu ontem Virginia M. Rometty como presidente do conselho, o qual entrará em funções no dia 1 de Outubro de 2012, revela um comunicado. Rometty sucede a Samuel J. Palmisano, que deixará o cargo de direcção nesse mesmo dia.
Palmisano ocupará entretanto o cargo de conselheiro sénior da empresa, até se retirar definitivamente a 1 de Dezembro de 2012. A partir do dia 1 de Outubro de 2012, Virgínia Rometty tornar-se-á chairman, presidente e directora executiva (CEO) da IBM.
Virginia Rometty, de 55 anos, ocupava já o cargo de presidente e directora executiva da IBM. Em Janeiro deste ano, foi nomeada para substituir Samuel Palmisano, tornando-se na nona CEO da IBM, após ocupar posições de liderança em unidades de serviços, vendas, estratégia e marketing.
Rometty liderou com a integração da Consultora Pricewaterhouse Coopers, formando uma equipa de mais de 100 mil consultores empresariais e especialistas em serviços. Samuel Palmisano, de 61 anos, tornou-se director executivo da IBM em 2002 e presidente do conselho de administração em 2003.
Durante o seu mandato, a IBM transformou o seu portefólio de produtos e serviços, abandonando o negócio na área do consumo, incluindo o de PC, impressoras e unidades de disco rígido. Aumentou então os investimentos em tecnologia de análise de dados, cloud computing e noutros negócios e tecnologias.
O mesmo executivo foi também o impulsionador e responsável pelo supervisionamento “da transformação da IBM de multinacional para uma empresa globalmente integrada”, diz o comunicado. Durante o mandato de Palmisano como CEO, a IBM gerou mais de 100 mil milhões de dólares de valor total aos accionistas, acrescenta o comunicado.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado