Duas empresas de análise do uso de browsers contradizem-se quando o assunto é a quota do Chrome no mercado.
Enquanto a Google elogiou o seu browser Chrome no quarto aniversário, esta semana, algumas empresas de análise da Web continuaram a discutir se o browser está a ganhar terreno ou estagnou.
De acordo com a empresa californiana Net Applications, a quota do Chrome cresceu 0,25% para 19,1% em Agosto passado.
Já a StatCounter aponta ao Chrome uma queda em nesse mesmo mês, dizendo que o browser perdeu 0,20% para se fixar nos 33,6%. Os valores de cada empresa são contraditórios ao longo das análises.
A Net Applications, por exemplo, monitorizou quedas do Chrome em cinco dos últimos oito meses – isto após registar uma corrida quase perfeita de xcrescimento desde a estreia do browser, em Setembro de 2008.
Por seu lado, a StatCounter tem mostrado crescimentos regulares no browser da Google: Agosto foi a primeira vez em quase quatro anos que a empresa de medição irlandesa colocou um número negativo na coluna de análise do Chrome.
A disputa entre as duas empresas de análise sobre a ascensão do Chrome – ou sua queda – é a última linha de um conjunto de disputas sobre qual fornece as estimativas mais precisas de utilização, um argumento que cresceu em Junho, depois de a StatCounter afirmar que o Chrome tinha passado o Internet Explorer, assumindo a posição de browser mais usado.
A única coisa em que ambas as empresas concordam é que o Chrome conquistou o seu espaço entre os utilizadores nos primeiros anos de vida.
De acordo com a Net Applications, o Chrome aumentou a sua quota de apenas 1% no seu primeiro mês, para 3,2% no aniversário de 2009, para 8,2% em 2010 e 16,2% em 2011.
Já a StatCounter apontou um aumento similar de 1% em 2008, 3,7% em 2009, 11,5% em 2010 e 23,6% no ano passado, quando as coisas ficaram mais incertas.
A StatCounter continuou a registar um aumento constante do Chrome, mas a Net Applications notou primeiro um abrandamento e, depois, uma queda regular no uso do browser.
Pelos números da Net Applications, o Chrome permanece em terceiro lugar, atrás do IE e do Firefox. Já a StatCounter afirma que o Chrome é o primeiro, seguido pelo IE e Firefox.
Para celebrar os quatro anos do Chrome, a Gogole lançou a Chrome Time Machine. Como o nome sugere, a página – que (por motivos óbvios) foi concebida para funcionar no Chrome – mostra toda a trajectória do browser e algumas curiosidades.