José Mello Saúde renova presença online

O grupo recorreu à Truewind-Chiron para implantar um projecto cujos objectivos incluem a melhoria do serviço ao cliente e os ganhos de autonomia na gestão dos seus sites.

A Truewind-Chiron anunciou a implantação do projecto de renovação da presença online do grupo José de Mello Saúde. Com base num conjunto de boas práticas e no histórico de navegação do website anterior, as empresas conceberam e desenvolveram 11 websites, associado a um gestor de conteúdos comum. O desenvolvimento (projecto tecnológico e produção de conteúdos) durou sete meses e baseou-se em tecnolgia Agile, da OutSystems.
De acordo com um comunicado, os novos sites oferecem uma experiência de navegação totalmente diferente e novas funcionalidades: a possibilidade de encontrar um médico pesquisando por doença”, a pesquisa por médico e por especialidade, pedidos de marcações de consultas e exames, por exemplo.
Além disso, o projecto foi desenvolvido procurando responder ao objectivo de a grande maioria da informação estar à “distância” máxima de três cliques. Para garantir a integração com os sistemas operativos já existentes no grupo, a Truewind-Chiron recorreu a Web Services . Nestes incluem-se a aplicação gestora dos dados operacionais e agendas, o centro de contacto, o tratamento de sugestões e reclamações, assim como o recrutamento.
No que se refere às funcionalidades de mobilidade, foram desenvolvidas as versões dos sites de todas as unidades saúdecuf optimizadas para smartphones. O projecto foi desenvolvido baseado na metodologia SCRUM.
O desenvolvimento dos websites (projecto tecnológico e produção de conteúdos) durou 7 meses e tirou partido da Agile Platform da OutSystems pela sua flexibilidade, escalabilidade, rapidez de alteração/adaptação, simplicidade de integração com os sistemas existentes e facilidade de gestão do backoffice.
De acordo com Luís Cardoso Meneses, responsável pela área de marketing digital da José de Mello Saúde, “a complexidade e o risco do projecto eram enormes”
Apesar de ter uma presença na web há vários anos, o grupo verificou que já não estava a corresponder à expectativa dos clientes, tendo o anterior website ficado obsoleto. “Além disso, de  foram identificadas algumas questões críticas que imperava ultrapassar, no serviço ao cliente, na facilidade de divulgar a presença web e na agilidade interna: dificuldades de navegação (arquitectura de informação complexa e com demasiados cliques até chegar à informação); dificuldade no desenvolvimento de novas funcionalidades, como a área móvel; falta de autonomia na manutenção dos conteúdos e dificuldade na implementação de funcionalidades que permitam implementar técnicas de SEO – Search Engine Optimization”,  explica um comunicado.




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