Box, Google e Yammer são os melhores na colaboração social

Todos os fornecedores se saíram bem no sistema de critérios da Forrester, com cinco classificados como “líderes” e três identificados como “de forte desempenho”.

A consumerização envolve mais do que profissionais da tecnologia enfrentando a chegada de smartphones e de tablets pessoais às suas organizações. Tendências de consumo, como media sociais, também estão a mudar muitas das antigas regras enquanto os funcionários encontram novas formas de comunicar e colaborar.
Acima e para lá das ferramentas de redes sociais que descolaram espectacularmente no mercado de consumo – especialmente o Facebook e o Twitter -, muitas empresas desenvolveram serviços de colaboração para os seus trabalhadores.
Numa recém-lançada avaliação competitiva desse mercado emergente, a Forrester avaliou oito prestadores de serviços de colaboração – Box, Cisco, Citrix Online, Google, IBM, Microsoft, Salesforce e Yammer (que foi comprada pela Microsoft há dois meses).
Todos se saíram bem no sistema de critérios de classificação de 38 pontos da Forrester – cinco classificados como “líderes” e três identificados como “de forte desempenho”.
Na parte da consumerização, o estudo elogiou três das empresas – Box, Google e Yammer. Elas cresceram fortemente por “fornecerem ferramentas fáceis de usar e que funcionaram”. Elas também cresceram na cloud, pelo que “querem mudar o ponto de vista de TI sobre a implantação de software empresarial”.
Dos 690 entrevistados, apenas 14% têm substituído a maior parte ou todo o seu software de colaboração por serviços na nuvem, e apenas 14% disse que pretende fazer isso nos próximos dois anos. Entretanto, apenas 34% pretende complementar o seu software de colaboração com SaaS (software como serviço, em inglês), e 40% dos entrevistados relataram à Forrester “não terem planos” para usar ferramentas de colaboração de SaaS.
Então, o que está a impedir essas empresas de adoptarem um serviço que poderia torná-las mais competitivas e lucrativas? O tipo de perguntas que qualquer profissional inteligente de TI faz ao avaliar uma nova tecnologia: é segura? É escalável? Pode ser facilmente integrada nos nossos sistemas? Posso contar com suporte do fornecedor?
Estas são também as perguntas que a Forrester diz terem sido repetidamente levantadas em mais de 70 questionários recebidos no ano passado sobre serviços de colaboração baseados na nuvem.
A consumerização das TI na empresa pode ser inevitável e irreversível, mas não pode negar a regra básica e fundamental das redes de computadores: tudo tem que trabalhar em conjunto e com segurança.
(Citeworld/IDG Now!)




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