IBM compra Kenexa por 1,03 mil milhões de euros

Com a aquisição, a “Big Blue” quer impulsionar o seu negócio de software de redes sociais para empresas.

A IBM tenciona dar um novo impulso na sua linha de software para redes empresariais ao adquirir a Kenexa, fabricante de aplicações de gestão de recursos humanos, baseadas em cloud computing. A compra envolve cerca de 1,03 mil milhões de euros, ou perto de 1,3 mil milhões de dólares.
A “Big Blue” concordou em pagar 46 dólares por acção da Kenexa numa transacção em dinheiro. Os títulos da Kenexa fecharam nos 32,39 dólares, na sexta-feira, portanto a oferta de IBM traduz um valor prémio de 42%.
A empresa a ser adquirida tem sede em Wayne, Pensilvânia, e tem quase 9.000 clientes, incluindo mais de metade das empresas da lista Fortune 500. Funciona com cerca de 2.800 funcionários e gere operações em 21 países.
Desenvolve uma variedade de aplicações baseados em cloud computing para a área de gestão de recursos humanos, como gestão de recrutamento, desempenho, remuneração e inquéritos a funcionários. Também oferece serviços de consultoria para complementar os seus produtos de software.
O objectivo da IBM é fortalecer a sua oferta em software de redes sociais empresariais, de gestão de RH e serviços. Ao mesmo tempo, tenciona continuar o desenvolvimento e suporte aos produtos Kenexa, além de os agregar e integrar com os seus próprios produtos.
A Kenexa é a mais recente empresa no mercado de software empresarial para gestão de recursos humanos  a ser adquirida. A Oracle comprou a Taleo em Fevereiro, enquanto a SAP absorveu a SuccessFactors em Dezembro passado.
A IBM espera fechar o acordo com a Kenexa durante o quarto trimestre do corrente ano, depois de receber a aprovação dos accionistas e dos órgãos reguladores. No segundo trimestre de 2012, encerrado a 30 de Junho, a Kenexa obteve uma receita de 86,3 milhões de dólares, e um prejuízo líquido de 1,7 milhões – uma perda de 0,06 dólares por acção. No mesmo trimestre de 2011, a empresa registou receitas de  69 milhões de dólares, e uma perda líquida de 1,6 milhões de dólares.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado