Nokia, Samsung e Sony unidas para melhorar navegação interior

A In-Location Alliance tem 22 membros mas grandes interessadas como Apple e Google não estão presentes.

Nokia, Samsung Electronics, Sony e Qualcomm formaram a In-Location Alliance, que vai trabalhar para melhorar a precisão do posicionamento interior, disseram as empresas nesta quinta-feira.
O posicionamento ou localização interior é a próxima fronteira dos serviços móveis. Descobrir onde se está num centro comercial ou num campo de futebol usando um smartphone é difícil actualmente porque a cobertura GPS geralmente não está disponível. Além de melhorar a precisão da navegação nesses tipos de locais, a In-Location Alliance também irá prioritizar um baixo consumo de energia e tornar a tecnologia tanto fácil de implementar como de usar, de acordo com um comunicado conjunto.
As principais tecnologias subjacentes serão o Bluetooth 4.0 e o Wi-Fi. Estas tecnologias já são usadas em dispositivos móveis e, portanto, são um bom ponto de partida para os esforços da organização. Os projectos-piloto terão início ainda em 2012, embora a integração no mercado dos smartphones e de outros dispositivos e as primeiras aplicações de consumo comercial só vão chegar no próximo ano.
Consoante o posicionamento interior se tornar mais preciso, vai abrir a porta para novos serviços. Para os consumidores, isso pode incluir receber instruções para produtos e promoções em lojas próximas ou usar a navegação em tempo real dentro de um edifício para encontrar um amigo, diz o comunicado.
A In-Location Alliance tem agora 22 membros. A lista também inclui Broadcom, CSR, Dialog Semiconductor, Eptisa, Geomobile, Genasys, Indra, Insiteo, Nomadic Solutions, Nordic Semiconductor, Nordic Technology Group, NowOn, Primax Electronics, RapidBlue Solutions, Seolane Innovation, TamperSeal, Team Action Zone e Visioglobe.
Faltam várias empresas importantes, incluindo a Apple e a Google, ambas com muito interesse no sector de localização e navegação interior. Por exemplo, no início deste ano, a Google lançou o Maps Floor Plan Marker para Android, que ainda está em versão beta e tem como objectivo mostrar aos utilizadores a localização mais precisa dentro de locais fechados, disse a empresa.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado