Com iPad, Apple vende quase 20% dos PCs

A Samsung aparece em segundo lugar e a Asus em terceiro. iPad domina as vendas, enquanto a empresa sul-coreana foi a maior fornecedora dos Android no segundo trimestre.

As vendas de notebooks e desktops com Windows registaram uma queda durante o segundo trimestre do ano, enquanto as dos tablets continuaram a aumentar, revelou a Canalys Research esta semana.
A combinação do envio para o retalho de tablets e PCs totalizou 108,7 milhões de unidades durante o segundo trimestre, um crescimento de 11,7% em comparação ao ano passado. A empresa analista classifica como vendas de PCs os computadores pessoais (desktops e notebooks) e os tablets.
As vendas de tablets totalizaram 24 milhões de unidades, aumentando 75% em comparação ao ano anterior, com 22% do total. Estes dispositivos estão a superar os PCs, e os envios para o retalho dos desktops com Windows teve uma nova queda, de 73%, entre todos os equipamentos considerados no estudo.
A Apple continua a liderar o mercado dos tablets, com a Samsung em segundo lugar e a Asus em terceiro. O iPad domina as vendas, enquanto a Samsung foi a maior fornecedora de dispositivos Android no segundo trimestre, com o Galaxy Tab, que duplicou as vendas em comparação ao período homólogo. A Asus beneficiou do crescimento dos Eee Pad.
Um nome notável que não aparece na lista é a Amazon, cujo Kindle Fire ficou disponível em Setembro passado. A Canalys estimou que as suas vendas no segundo trimestre ficaram abaixo das 500 mil unidades, uma queda significativa em comparação aos trimestres anteriores. Analistas disseram que o novo tablet Nexus 7, com Android 4.1, da Google, continuará a prejudicar as vendas do Kindle, e há rumores de que a Amazon lançará sucessores do seu aparelho com diferentes tamanhos de ecrã.
No geral, a Apple também foi o maior vendedor de PCs e de tablets, disse a Canalys. A empresa de Cupertino vendeu 21,6 milhões de tablets e Macs juntos, com uma fatia de mercado de 19,4%, e um crescimento de 59,6% em comparação ao segundo trimestre do ano anterior. A HP, que apenas vende PCs, foi a segunda, comercializando 13,5 milhões de unidades, uma quebra de 11,3%, ficando com uma quota de mercado de 12,5%. A Lenovo e a Acer, fornecedoras de tablets e de PCs, ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente, com crescimentos de 27% e 4,3% em relação ao mesmo trimestre de 2011. A Lenovo ficou com uma quota de mercado de 12%, enquanto a Acer chegou aos 9,8%.
Microsoft e Ultrabooks
A Microsoft também está a entrar no segmento dos tablets com os seus Surface e Surface Pro, que começarão a ser vendidos no mesmo dia do novo sistema operativo, em Outubro. Os dispositivos são a primeira tentativa da empresa no fabrico do hardware com Windows, mas a Canalys disse que os preços altos e uma abordagem de vendas directas podem prejudicar as vendas.
A analista também disse que a Microsoft está a incomodar os fabricantes de PCs com a decisão de fabricar os seus próprios tablets, e recomendou publicamente que a empresa subsidie o desenvolvimento dos dispositivos com Windows 8, assim como a Intel tem feito com os 300 milhões de dólares que está a investir para que as empresas desenvolvam os componentes e a tecnologia dos Ultrabooks.
A comercialização dos PCs foi desanimadora no trimestre, e uma nova categoria de laptops finos, os Ultrabooks, não ajudou a aumentá-la. Estes novos dispositivos ainda não atingiram preços baixos e precisam de conquistar um grande número de compradores, disse a Canalys. Os aparelhos custam actualmente cerca de 650 dólares.
A linha ténue que separa os tablets dos PCs está prestes a desaparecer com os Ultrabooks e os sistemas operativos da Microsoft, Windows 8 e RT, que terão recursos tácteis mas só serão lançados a 26 de Outubro. Muitos Ultrabooks possuem ecrãs tácteis e podem transformar-se em tablets usando ecrãs removíveis. Os modelos híbridos de tablet e laptop deverão estar disponíveis nos próximos trimestres, vindos de empresas como a Lenovo, Dell, HP, Acer e Asustek Computer.
(IDG News Service/IDG Now!)




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