Coworking reconhecido e adaptável

Maioria de inquiridos em estudo nacional já ouviu falar e três quartos acham que podia ser adaptado para as suas empresas.

Mais de 95% dos cerca de 400 entrevistados pela Avila Business Centers já ouviram falar de coworking e 73,2% assegura “que o ambiente em que trabalham actualmente nas suas empresas poderia ser facilmente adaptado ao modelo de coworking sem haver entraves de maior que colocassem em causa a produtividade dos colaboradores e da empresa”, revela a empresa de aluguer de espaços de trabalho em comunicado.
O estudo, realizado em Junho através de meios digitais, confirma que “grande parte das empresas é também da opinião que o coworking poderá ser uma boa forma de redução de custos”.
Quanto à possível reacção dos colegas de trabalho face a essa mudança, “mais de metade das respostas (59,2%) indicaram que a reação seria positiva e que a adaptação decorreria sem problemas. Apenas 21,8% dos entrevistados deram a entender que a reação seria negativa”, mostrando os restantes “uma posição de indiferença”.
Relativamente a um modelo misto – trabalhar em casa e recorrendo pontualmente ao coworking -, 77,1% dos entrevistados disseram ser um modelo que “serviria os propósitos da empresa e dos colaboradores”.
Em termos de razões para avançar para um modelo de coworking, o estudo nota primeiro a “considerável redução de custos”, seguindo-se a flexibilidade no trabalho e a promoção do networking e da troca de contactos e de trabalho em equipa.
Sobre “a perceção das principais vantagens do modelo de coworking para os colaboradores da empresa […], quase metade dos entrevistados (49,7%) referiram o contacto profissional como a principal vantagem, deixando para a resposta de maior mobilidade (29,9%) o segundo fator. O melhor trabalho em equipa e a melhor acessibilidade foram os restantes critérios enumerados (13,1% e 5,3%, respetivamente). Apenas 2% dos entrevistados indicaram não identificar qualquer vantagem no modelo de coworking para os trabalhadores das empresas”.



  1. Agradecemos o Vosso destaque.
    O Coworking é cada vez mais uma realidade no mercado português, nao só devido ao contexto económico em que as empresas vivem, mas também porque é um conceito inteligente e racional, já testado por milhares de empresas e profissionais em todo o mundo. A possibilidade de se complementar o coworking com serviços de secretariado do Escritório Virtual é também uma mais valia. Estes espaços, designados “Hybrid Business Centers”, estão na vanguarda dos novos modelos de Escritório.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado