Receitas da Apple desiludem analistas

Fabricante anunciou a disponibilidade do sistema operativo Mountain Lion a partir de hoje e do iOS 6 no Outono, sem avançar novidades sobre o próximo iPhone.

A Apple anunciou receitas trimestrais abaixo das expectativas  de alguns analistas, apesar de um grande incremento nas vendas do iPad. Ao mesmo tempo, anunciou a  disponibilidade  do seu novo sistema operativo Mountain Lion OS a partir de hoje. No Outono será lançado a próxima versão do seu sistema operativo móvel, o iOS 6.
A Apple vendeu 17,0 milhões de iPads no trimestre findo a 30 de junho mais 84% do que no mesmo período do ano passado. As vendas do iPhone também aumentaram 28% para 26,0 milhões. A empresa vendeu 4 milhões de computadores  Mac no decorrer do trimestre, o que representa um aumento unitário de 2% face ao mesmo trimestre do ano passado.
Isso não foi suficiente para corresponder às previsões de vendas de analistas financeiros, no entanto. As receitas trimestrais da Apple para último trimestre, o terceiro do seu ano fiscal, era 35 mil milhões de dólares, acima dos 28,6 mil milhões do período homólogo no ano anterior, mas menor do que a previsão consensual de analistas:  37,2 mil milhões  de dólares, de acordo com um estudo realizado pela Thomson Reuters.
As vendas de iPods atingiram  6,8 milhões, representando um decréscimo de 10% face ao mesmo trimestre do ano passado, segundo comunicado da empresa.
A Apple apresentou  um lucro liquido de 8,8 mil milhões de dólares, ou 9,32 dólares por acção diluída. Estes resultados comparam-se às receitas de 28,6 mil milhões de dólares e lucro líquido de 7,3 mil milhões de dólares, ou 7,79 dólares por ação diluída do mesmo trimestre do ano passado.
A margem bruta foi de 42,8 %, comparado com os 41,7 % do mesmo trimestre do ano passado. As vendas internacionais foram responsáveis por 62% das receitas trimestrais.
O Conselho de Administração da Apple declarou dividendos de dinheiro de 2,65 dólares por acção das ações comuns da empresa. Os dividendos são pagos a 16 de Agosto, 2012, a accionistas registados até o fim 13 de Agosto, 2012.
“Continuamos a investir no crescimento do nosso negócio e estamos bastante agradados por declarar dividendos de 2,65 por acção”, disse Peter Oppenheimer, CFO da Apple. “Olhando em frente para o quarto trimestre de 2012, esperamos receitas de aproximadamente 34 mil milhões de dólares e ganhos por ação diluída de aproximadamente 7,65 dólares”, acrescentou.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado