Adobe, Microsoft e Symantec impulsionam a “Semana Internacional da Actualização de Tecnologia”.
Várias grandes empresas de software, incluindo a Microsoft e a Symantec, começaram hoje o que chamam de “Semana Internacional da Actualização de Tecnologia” (“International Technology Upgrade Week”), numa tentativa de persuadir os utilizadores a manterem o seu código actualizado.
A actualização de software tem sido muito debatida ultimamente: há algumas semanas, Jono Xia, um ex-Mozilla, criticou as actualizações em geral e aquelas para o Firefox especificamente, como sendo uns sorvedouros de produtividade.
Xia apelou aos programadores para pesarem mais fortemente as preocupações dos utilizadores sobre como lidar com a constante mudança de software antes de lançarem actualizações.
A maioria das críticas de Xia focou-se em actualizações que alteram a interface de utilizador (UI) de um programa, ou de alguma outra forma altera o modo como antes funcionava.
A Skype, adquirida pela Microsoft no ano passado, a Symantec e o fabricante de dispositivos GPS TomTom referiam-se à semana das actualização em termos diferentes, apontando que um estudo da Skype mostrou como três quartos das pessoas entrevistadas identificaram a segurança como o motivo porque actualizam o seu software.
Mas as três empresas – juntamente com outras que coincidiram no apoio, tais como a Adobe – também citam o mesmo que Xia tinha condenado sobre as actualizações.
“Só por actualizarem regularmente estão os consumidores aptos a desfrutar dos benefícios de qualidade de voz e de vídeo, de mais duração da bateria móvel e de correções de problemas” (“bugs”), disse o Skype num comunicado divulgado esta segunda-feira.
Os utilizadores resistem às actualizações, reconhecem as empresas, que apontavam para os resultados do estudo que a Skype publicou hoje.
Estes resultados mostram que 25% dos entrevistados se recusou a fazer actualizações porque não viram nenhuma vantagem em o fazer, enquanto outros 26% referiram não entender o que esses “upgrades” pretendem realizar.
Quatro em cada dez adultos admitiram não actualizar o software quando são solicitados pela primeira vez e, dos 75% que disseram ter recebido tais avisos, metade reconheceu que precisava de ver uma notificação de actualização entre três a cinco vezes antes de fazer o “download” e instalar o novo código.
A Adobe e a Symantec argumentam ambas que as suas actualizações são agora mais fáceis de lidar do que no passado. A primeira mexeu-se agressivamente nestaa área, em grande parte por causa dos seus programas Adobe Reader e Adobe Flash Player se tornarem alvo dos hackers.
Num texto de hoje num blogue onde se apoia a semana da actualização, Wiebke Lips, gestor sénior corporativo do departamento de comunicação da Adobe, destacou as actualizações automáticas, silenciosas, que tanto o Reader e o Flash agora usam no Windows.
“Se estiver a usar o Reader ou o Acrobat da Adobe no Windows, pode-se, literalmente, ‘defini-lo e esquecê-lo’”, diz Lips. “Mal as preferências de actualização são configuradas para actualizar o software automaticamente, o Reader e o Acrobat verificam automaticamente se há novas actualizações, fazem o ‘download’ e instalam as actualizações disponíveis – não é preciso pensar nisso de novo”.
“[A indústria do software] está cheia de pessoas que pensam que o seu próximo ‘widget’ na Internet vai ser a salvação da humanidade”, disse Xia sobre as frequentes actualizações. “Não é; é apenas uma ferramenta que estamos a oferecer para as pessoas na esperança que a considerem útil. E uma ferramenta não é muito útil se a forma como se a usou ontem, de repente não funciona amanhã”.
Não surpreendentemente, as empresas que apoiam a Semana pedem aos utilizadores que actualizem o seu software e computadores, e os dos seus amigos e familiares que dependem deles para um apoio informal.
“Aproveite esta semana especial para actualizar os seus dispositivos”, pediu a Symantec num seu blogue. “E dê uma volta por todos os computadores da família, tablets, sistemas de jogos e dispositivos e ajude a sua família a fazer o mesmo”.