Office 2013 e os direitos de autor em imagens

Ferramenta “built-in search” mostra apenas as imagens disponíveis sob licenças Creative Commons, mas opção “Show all web results” também é apresentado.

Um novo recurso do Office 2013 da Microsoft que não tem recebido muita atenção – possivelmente porque não parece tão relevante para os milhões de funcionários de empresas que compõem o seu público principal – é a capacidade de executar uma busca de imagens em toda a Web com o Bing,  que encontra mesmo ilustrações usadas em apresentações PowerPoint.
Antes que se pense que a Microsoft está a estimular o roubo de imagens, a empresa está realmente a tentando prevenir os utilizadores do PowerPoint de usarem imagens sem autorização.
Actualmente, se um gestor de uma empresa quer adicionar uma imagem de um carro desportivo para mostrar que  o desempenho da companhia está a acelerar, há grandes hipóteses de que faça uma busca de imagens online, encontre a primeira fotografia boa que não tenha um homem gordo com cuecas sentado no carro, a guarde e coloque na apresentação – e o direito do autor da imagem está assim comprometido. Com o “built-in search” do PowerPoint 2013, apenas as imagens disponíveis sob uma licença Creative Commons são mostradas. A Microsoft pode ser elogiada por isso.
O ecrã também lembra o utilizador de verificar a licença individual para cada imagem. O mais preocupante é o botão de “Show all web results”.
Este botão relega as boas intenções da Microsoft de fazer o mínimo necessário para evitar acusações de incentivo de roubo de direitos autorais. A empresa deveria fazer mais nesse sentido.
(Computerworld/IDG Now!)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado