Microsoft leva novo Office para a cloud

A Microsoft vai focar os seus esforços de desenvolvimento no Office 365, a suíte baseada na nuvem lançada há um ano.

A Microsoft lançou esta segunda-feira a versão beta pública da próxima versão do Office, dizendo que no futuro a versão baseada na nuvem, o Office 365, será o seu principal foco de desenvolvimento.
A Microsoft vai comercializar uma nova versão chamada Office 2013, que será instalada localmente, mas o futuro da suíte será online com a versão baseada na nuvem, disse Steve Ballmer, CEO da Microsoft, durante uma conferência de imprensa.
“Esta é a nova geração do Office, que é primeiro um serviço”, disse Ballmer, acrescentando que esta nova versão do Office é a primeira a ser concebida essencialmente como software “cloud-based”.
A nova versão do Office também foi projectada para funcionar melhor com o novo sistema operativo da Microsoft, o Windows 8, em particular com a sua interface Metro, optimizada para interfaces tácteis como os dos tablets.
“Este é o lançamento mais ambicioso do Office que já fizemos”, disse Ballmer.
Além de comandos gestuais, o Office também foi optimizado para dispositivos com caneta e funciona igualmente bem com teclados e ratos, segundo Ballmer.
As primeiras aplicações do Office com um renovado estilo para o Windows 8 e a interface Metro são o OneNote, para notas, e o Lync, para IM/presença, reuniões na Web, videoconferência e comunicações áudio.
A versão local do Office será lançada em dispositivos com o Windows RT, a versão do Windows 8 para equipamentos baseados nos processadores ARM, incluindo o próprio tablet da Microsoft, o Surface. Esse pacote Office incluirá o Word, Excel, PowerPoint e OneNote.
As versões do Office baseadas na nuvem serão licenciadas numa base de assinaturas, enquanto as versões instaladas localmente vendidas no modelo tradicional de licença perpétua.
Numa demonstração na conferência de imprensa, ficou claro que a Microsoft tentou dar às aplicações do Office uma interface mais moderna.
A Microsoft adiou o fornecimento de detalhes completos sobre todos os pacotes e diferentes preços do Office, mas revelou detalhes sobre três modelos na nuvem em que cada um incluirá o Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher e Access.
A primeira versão (a Office 365 Home Premium) será destinada a consumidores individuais e famílias e inclui 20 GB de armazenamento no serviço da empresa de armazenamento cloud Skydrive, bem como 60 minutos mensais de Skype.
A segunda versão, Office 365 Small Business Premium, é, como o nome indica, para as pequenas empresas, e inclui gestão de email, calendário e conferência Web em alta definição.
Finalmente, o Office 365 ProPlus é para empresas maiores e vem com recursos adicionais projectados para os departamentos de TI e grandes empresas.
Uma porta-voz da Microsoft não conseguiu explicar como estes novos pacotes do Office 365 se vão encaixar – ou, eventualmente, substituir – as edições existentes do Office 365 disponíveis desde o ano passado.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado