Ericsson vai gerir centros de dados da ZON

O contrato de serviços geridos é por dois anos e envolve consultoria em integração optimização de sistemas e plataformas de TI.

A Zon Multimédia contratou a Ericsson para gerir a operação e manutenção dos seus centros de dados, como parceiro em consultoria, integração de sistemas e serviços geridos. Nesse âmbito, nos próximos dois anos, o fabricante será responsável pela optimização do desempenho operacional dos sistemas e tecnologias de informação do operador.
De acordo com o contrato, a Ericsson assume a responsabilidade pela operação e manutenção diária de hardware, software, sistemas operativos, bases de dados, backups e armazenamento. Além disso, esta empresa será consultora e parceira em integração de sistemas, envolvendo a concepção e definição de um catálogo de serviços. Nessa actividade de gestão deverá seguir normas da indústria como Information Technology Infrastructure Library (ITIL).
“Este anúncio surge num momento de reforçada posição da Ericsson nas áreas de managed services, consultoria e integração de sistemas, e no aumento da procura por redes end-toend e capacidades de TI. Actualmente, a Ericsson gere, por atribuição dos operadores, plataformas de TI que servem aproximadamente 400 milhões de subscritores em todo o mundo”, diz um comunicado das empresas.
Valter D’Avino, vice-presidente e responsável de serviços geridos no grupo Ericsson, explica que “os operadores estão a enfrentar um cenário de TI bastante complexo e precisam de encontrar formas de simplificar as suas operações de TI”.  A Zon reivindica ter mais de 1,6 milhões de clientes, com uma rede de fibra de cobertura nacional. Ao atribuir a responsabilidade de gestão das tecnologias de informação à Ericsson, a ZON espera obter “eficiência e flexibilidade nas suas operações” e poder “concentrar-se cada vez mais na melhoria da qualidade de serviço para os seus clientes e no lançamento mais rápido de novos serviços”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado