Novo servidor DNS para grandes organizações

O YADIFA nasceu das preocupações de segurança da EURid, mas não só: a organização considera o dispositivo tecnológico mais rápido do que o BIND.

A entidade gestora do domínio eu., EURid,  desenvolveu um novo servidor DNS em open source denominado YADIFA como uma alternativa ao software DNS existente,  como o BIND ou Name Server Daemon (NSD) . O YADIFA  é mais rápido, mais eficiente e pode ser usado tanto por ISP e como por grandes empresas, diz o CTO da organização, Peter Janssen.
As preocupações de segurança levaram a EURid desenvolver o novo software, cujo nome é uma sigla de Yet Another Domain Implementation For All.  Foi desenvolvido para correr paralelamente aos servidores que já estava a usar, o BIND e o NSD. Como registry de dominios de topo, a organização gere centenas de milhares de consultas por segundo.
Por isso decidiu que era preferível ter três dispositivos para resolver nomes de domínio  em vez de dois, só para ter maior fiabilidade, explica o responsável. A EURid decidiu desenvolver o servidor “partir do zero”.
Ao não se basear no BIND de qualquer outra tecnologia para DNS existente, a EURid queria evitar as vulnerabilidades dos mesmos. O novo software de DNS está disponível sob a licença BSD 3-Clause , e de acordo com Janssen poderia ser uma ferramenta interessante para as grandes empresas.
Pode ser interessante também, para os prestadores de serviços de acesso gestores dos seus próprios domínios e, das suas próprias zonas DNS de ficheiros. Hoje podem usar o YADIFA como uma alternativa juntamente com outros servidores DNS actuais.
Mas no futuro, a EURid com  assiociar-lhe uma funcionalidade de back-end genérica, para permitir o acesso a bases de dados SQL e a configuração de ficehiros de zona. Se um ISP decidir usar o YADIFA, os ficheiros de zona seriam carregados automaticamente, diz Janssen  disse. A referida funcionalidade está prevista para o terceiro trimestre de 2013, de acordo com o do projecto.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado