ICANN suspende Digital Archery

As empresas que se empenharam no controverso sistema Digital Archery para determinar a ordem de processamento de pedidos de domínios genéricos podem ter perdido tempo.

A ICANN suspendeu o concurso Digital Archery, parte do seus programa de atribuição de novos domínios genéricos de topo (gTLDs). Tratava-se de um sistema programado para decidir que pedidos de gTLDs seriam tratados em primeiro lugar, a organização. O futuro deste processo de candidaturas ainda está para ser determinado, disse a ICANN, durante uma conferência de imprensa em Praga, esta segunda-feira.
A ICANN recebeu mais de 1900 candidaturas para criar novos genéricos domínios de nível superior, tal como “news”, “sex” ou “pizza”. No entanto, a organização só pode avaliar perto de 500 pedidos de cada vez.

O Digital Archery era uma forma de determinar que candidaturas seriam tratadas em primeiro lugar. Cada lote demora aproximadamente cinco meses a  ser avaliado, de acordo com a ICANN. Assim, as empresas cujos pedidos ficam integrados no primeiro lote benfíciam de um avanço de um período semelhante, no lançamento e exploração do seu gTLD.
O Digital Archery funcionava na forma de concurso online no qual os candidatos eram chamados a atirarem uma flecha digital o mais perto possível de determinado tempo. A partir daí era determinado o lote em que o pedido seria tratado.
A ICANN cancelou o concurso durante o fim de semana, embora, deixando os candidatos em dúvida sobre como vai correr o processo de selecção de lotes. O principal motivo para suspender essa parte do programa foram algumas queixas sobre o sistema: este parece ter dado resultados inesperados e inconsistentes, devido à latência de rede e, à forma como reage em circunstâncias diferentes, explicou a ICANN.
Os candidatos tinham até 28 de Junho para registar dados  e hora, e cerca de 20% já o tinha feito quando o sistema de foi suspenso, revelou a organização, disse. A ICANN ainda não pode revelar qual será o próximo passo, revelou o presidente e CEO, Rod Beckstrom durante a conferência de imprensa de Praga.

“Há inúmeras discussões que acontecem nesta semana”, disse ele, acrescentando que a comunidade foi convidada a dar o seu contruibuto sobre a suspensão do sistema. A organização tem uma reunião interna esta semana em Praga. O Chief Operating Officer da ICANN,  Akram Atallah, disse que a organização irá rever o procedimento e revelar os resultados.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado