André Martins ganha Prémio Científico IBM

A empresa atribuiu o prémio no valor de 15 mil euros referente ao ano 2011.

A IBM atribuiu o seu 22º Prémio Científico ao jovem investigador do Instituto Superior Técnico (IST) André Martins. O doutorando do programa IST/Carnegie Mellon University (CMU) venceu o prémio de 15 mil euros pelo seu trabalho em inteligência artificial – “Turbo Parsers: Dependency Parsing by Approximate Variational Inference”.
O estudo introduz “uma nova abordagem na forma como fazer com que as máquinas possam aprender automaticamente através de dados”, diz um comunicado. A linha de investigação do investigador de 34 anos, acrecsenta o documento, enquadra-se na área da aprendizagem automática estatística, que oferece um tratamento formal e unificado para este tipo de questões.
“Este trabalho aborda o problema da análise sintática de texto em linguagem natural, usando métodos de inferência estatística. Trata-se de um problema relevante para aplicações como pesquisa textual, tradução automática e extração de informação”, sublinha André Martins.
O mesmo dá um exemplo: “dada uma frase, pretende-se produzir a análise sintática mais provável. Para o efeito, propõe-se uma nova formulação, novos modelos e um novo algoritmo”. A abordagem proposta é validada experimentalmente em 14 línguas diferentes, “obtendo-se desempenhos acima do estado da arte”, conclui.
A cerimónia oficial de entrega do Prémio Científico IBM 2011 acontecerá em setembro no Instituto Superior Técnico.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado