Águas do Noroeste finaliza consolidação de sistemas de informação

A CPCis concretizou o processo de migração e consolidação dos antigos sistemas da Águas do Cávado, Águas do Minho e Lima e Águas do Ave, para uma nova infra-estrutura assente em tecnologia EMC.

A Águas do Noroeste realizou uma consolidação global de sistemas de informação usados pela Águas do Cávado, Águas do Minho e Lima e Águas do Ave. O projecto implantado pela CPCis envolveu uma abordagem de protecção a eventual desastre (Disaster Recovery), estando todos os dados replicados para uma segunda localização, diz um comunicado.
A solução implantada inclui as componentes de armazenamento primário (baseada em tecnologia EMC Clariion), gateways de NAS (baseadas em tecnologia EMC Celerra) e de protecção de dados (baseada em tecnologia EMC Networker e Avamar).O projecto surge na sequência da fusão das sociedades Águas do Cávado, Águas do Minho e Lima e Águas do Ave. A reformulação dos sistemas de informação iniciou-se em 2010, com requisitos “muito agressivos de implementação”,  diz o comunicado.
“Para a rápida disponibilização de novos produtos e serviços, tivemos de garantir que a tecnologia permitiria um nível muito elevado de disponibilidade, integração e facilidade de operação. Para o conseguir, a custos controlados, foi essencial a utilização de tecnologias abertas que conseguem interagir de forma integrada,” refere Pedro Conceição, senior account Manager da EMC Portugal.
A passagem ao modo de produção levou cerca de três meses. E dadas as características do projeto, a componente de formação foi considerada essencial. Nesse contexto foi delineado um plano de formação que incluiu formação no local de trabalho (on-job) e formação em sala (para tecnologia EMC Clariion e EMC Networker), explica o comunicado.
A Águas do Noroeste é a empresa responsável pelo sistema multi-municipal de abastecimento de água e de saneamento do noroeste do país resultante da fusão dos sistemas multi-municipais de captação, tratamento e abastecimento de água do norte da área do grande Porto, do Minho-Lima e do Vale do Ave.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado