Intel quer melhorar processadores para smartphones

Fabricante vai lançar chips para dispositivos móveis com base em novos processos de fabrico para melhorar o desempenho dos aparelhos.

A Intel entrou no mercado dos smartphones no mês passado e tem planos para lançar rapidamente processadores que melhorem o desempenho e a eficiência energética dos dispositivos móveis. A fabricante aponta que vai comercializar as tecnologias ao longo dos próximos dois anos com base em novos processos de fabrico que ampliam a vida útil da bateria e melhoram a performance.
“Somos agora um concorrente no segmento dos smartphones, podendo tirar quota de mercado à ARM, cujos processadores estão em 95% dos aparelhos”, afirma o CEO da Intel, Paul Otellini. “Estamos cada vez mais empenhados em levar o melhor da tecnologia Intel para dispositivos, sejam telemóveis ou tablets”, completa.
A Intel adoptou duas abordagens para o desenvolvimento de chips para smartphones. Uma delas é o foco em chips voltados para alto desempenho e outra para aparelhos mais baratos.
Ainda este ano, a Intel deverá lançar o Atom Z2580, chip de alto desempenho para smartphones, que terá um processador dual-core e capacidade para funcionar com redes 4G. A tecnologia terá o dobro da performance do Atom Z2460, presente nos aparelhos Xolo X900, lançado no mês passado pela [fabricante indiana de telemóveis] Lava Internacional.
No próximo ano, a empresa planeia comercializar um chip Atom de baixo consumo, com o nome de código Merrifield, para smartphones de alto desempenho. A solução terá um novo processador e núcleo gráfico, garante Mike Bell, gestor-geral do Grupo de Comunicações e Mobilidade da Intel. O Merrifield será desenvolvido usando um processador de 22 nanómetros, o que trará significativas melhorias de desempenho e eficiência energética.
(IDGNService/IDG Now!)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado