FBI alerta para perigos no acesso à Internet em hotéis

Viajantes devem actualizar os seus softwares antes de viajar. Alerta não cita nenhum hotel ou programa específico.

O FBI alertou os viajantes sobre um aumento na presença de software malicioso nas ligações à Internet em hotéis, infectando computadores portáteis e outros dispositivos.
A polícia federal dos Estados Unidos não foi específica sobre uma rede de hotéis em particular, nem sobre o software envolvido, mas afirmou: “análises recentes do FBI e de outras agências do governo demonstram que agentes maliciosos estão redireccionando os utilizadores por meio de janelas ‘pop-up’ enquanto eles estabelecem uma ligação à Internet, nos seus quartos de hotel”.
“O FBI recomenda que os funcionários do governo, sector privado e académico tomem mais cuidado antes de actualizarem produtos de software através da ligação à Internet do hotel. A verificação do autor ou do certificado digital de qualquer actualização, solicitada para investigar se o programa corresponde ao fabricante do software, pode revelar uma tentativa de ataque. O FBI também recomenda que as pessoas realizem actualizações nos seus laptops antes de viajarem, e que o façam directamente do site do fornecedor do software se as atualizações forem necessárias enquanto estiverem no exterior”.
A agência considera que normalmente os viajantes que tentam criar uma ligação à Internet num quarto de hotel são surpreendidos com uma janela pop-up avisando-o sobre a actualização de rotina de um programa muito usado e legítimo. Se o utilizador clica e aceita a instalação, o software malicioso é instalado no dispositivo.
O alerta foi emitido no âmbito de uma parceria do FBI com o Internet Crime Complaint Center (IC3, em inglês).
(Network World/IDG Now!)


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado