Primeira mensagem electrónica foi enviada em 1965 no MIT. Hoje, o email ainda é considerado um dos principais meios de comunicação.
Email foi um termo cunhado em 1982 e hoje, 30 anos depois, é uma das ferramentas mais utilizadas no dia a dia pessoal e profissional. Existem actualmente mais de 1,880 milhões de utilizadores que enviam e recebem cerca de 294 milhões de mensagens de correio electrónico por dia. Destes, cerca de 90% é considerado spam, mas o número tem vindo a cair nos últimos anos com a evolução de tecnologias para evitar essa prática.
“As características de comunicação textual e assíncrona, e a capacidade de comunicação de um para muitos, facilitou a propagação do email. Com a evolução do serviço, tem-se incorporado novos recursos que facilitam a organização das mensagens, integração de mensagens com redes sociais ou acesso ao email a partir de dispositivos móveis”, aponta a empresa de hosting Nexica.
A primeira mensagem electrónica foi enviada em 1965, quando o Massachusetts Institute of Tecnhnology (MIT) introduziu o que viria a ser o primeiro email da história, que estabeleceu as bases em 1977 para propor o RFC 733 como protocolo normalizado para envio de email pela Internet.
Em 1989, a IBM lançou o Lotus Notes 1.0, apenas um ano antes do início dos ataques de spam. Em 1992, a Microsoft passou a comercializar o que é hoje uma das plataformas mais populares em empresas de todo o mundo: o Outlook.
O Hotmail, o primeiro serviço de email na nuvem, chegou em 1996, e a capacidade de incorporar múltiplas contas do Outlook aconteceu em 2003. Em 2007, surgiu um novo actor, quando a Google anunciou o GMail. Desde então, têm proliferado todos os tipos de fornecedores de e-mail em nuvem e alimentado o acesso ao correio electrónico a partir de smartphones e tablets.
(Computerworld Venezuela/IDG Now!)