Quase 30 mil registos .pt na primeira semana de liberalização

Mais de 18 mil efectuados no primeiro dia, baixando depois para níveis muito inferiores. Mas número de registos em 2012 já está muito próximo do total verificado no ano passado.

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) anunciou em comunicado o registo de 28.984 domínios em .pt durante a primeira semana da liberalização no domínio de topo nacional. Mas só no primeiro dia da liberalização, registou o “número recorde de 18.220 novos domínios”. Por comparação, em Maio de 2011, foram registados 4.107 domínios em .pt.
Estes números surgem após o término do período de “sunrise”, momento após o qual “entrou em vigor a liberalização, em que qualquer pessoa ou empresa pode registar um domínio .pt sem necessitar de ter uma marca registada”.
Segundo Pedro Veiga, presidente da FCCN – entidade responsável pelos registos, através do DNS.pt -, “no dia 1 de Maio registámos 18.220 novos domínios, valores acima do que prevíamos e que, mais uma vez, revelam o interesse e pertinência desta medida. A partir de agora, estamos alinhados com os padrões internacionais ao nível do registo de domínios, quer no campo dos ccTLDs como também ao nível dos gTLDs”.
Segundo este responsável, “no âmbito da liberalização, estamos também a acompanhar todas as situações que possam suscitar registos impróprios, como nomes que se possam confundir ou induzir as pessoas em erro. Acreditamos que, embora em número menor, vamos continuar a assistir a um elevado registo de domínios .pt nas próximas semanas”.
No entanto, na análise aos registos .pt efectuados por dia, mostra-se que os valores registados após o primeiro dia de liberalização estão a baixar para níveis muito inferiores ao da corrida após a liberalização (ver registo diário de domínios). Mesmo assim, enquanto no ano passado foram efectuados 233.483 registos em .pt (sem os da Empresa na Hora), este ano o DNS.pt já registou 234.389 domínios, com o número dos registos activos a ser naturalmente menor (189.817).




Deixe um comentário

O seu email não será publicado